A quitosana é indicada no auxilio da redução da absorção de gordura e colesterol presentes no processo digestivo, impedindo que sejam processadas pelo corpo.
A quitosana é um alimento funcional natural, derivado da casca de crustáceos.
O remédio quitosana é contraindicado em pessoas que apresentem algum tipo de alergia a crustáceos ou a qualquer outro componente presente na fórmula.
Além disso, também não deve ser usado em mulheres grávidas ou lactantes.
A Quitosana deve ser utilizada de forma correta para funcionar eficientemente, devendo ser ingerida cerca de 15 minutos antes das refeições, com bastante água, para assim permitir a formação do gel e impedir a prisão de ventre.
Este produto promove um aumento do bolo fecal, pois é expelida juntamente com as gorduras e os ácidos biliares nas fezes.
As crianças devem consultar orientação médica antes do início do uso.
A quitosana ao ser ingerida, forma uma espécie de gel, que dentro do estômago absorve partículas de gordura e evita que elas sejam absorvidas pelo organismo.
No meio gástrico, essa partícula de gel formada liga-se com as gotículas de gordura (8 -10%) e com a bile.
Como a quitosana é uma fibra não-digerível, direciona-se ao intestino, onde o pH é alcalino, torna-se pastosa, e é expelida pelas fezes, que irão carregar consigo os agregados de gordura e colesterol.