Princípio Ativo: Cloridrato de Ranitidina
Tipo de Medicamento: Inibidor da produção de ácido
A ranitidina em xarope, comprimidos ou injetável, também conhecida por Cloridrato de Ranitidina, é indicada para o tratamento de úlcera no estômago ou no duodeno e para o tratamento de problemas relacionados com refluxo de ácido do estômago para o esôfago, excesso de ácido no estômago indigestão ou azia.
Ranitidina Xarope 15 mg/ml
Não é recomendada a diluição ou mistura do xarope em outros líquidos ou preparações.
Ranitidina Comprimidos 150 mg e 300 mg
Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
Conheça outros medicamentos usados no tratamento do refluxo.
Ranitidina Injetável 25 mg/ml
Alguns dos efeitos colaterais de Ranitidina podem incluir respiração ofegante, dor e aperto no peito, inchaço das pálpebras, face, lábios, boca ou língua, urticária ou fissuras na pele, febre, sensação de fraqueza, náusea, perda do apetite, pele e olhos amarelados, redução dos batimentos cardíacos ou batimentos irregulares, vertigem, cansaço ou fraqueza excessiva, visão embaçada, queda de cabelo, impotência, dor no estômago, diarreia, falta de ar e fadiga, infecções recorrentes ou hematomas.
A ranitidina está contraindicada para mulheres grávidas ou que pretendem engravidar, que estão a amamentar e para pessoas com alergia ao Cloridrato de Ranitidina ou a algum dos componentes da fórmula.
Além disso, Ranitidina comprimidos está também contraindicada para crianças e para pessoas com problemas nos rins ou com porfiria.
Antes de usar Ranitidina, deve-se falar com o seu médico se houver suspeitas de úlcera gástrica com sintomas como dor no estômago, enjoo, vômito ou sensação de estômago cheio ou pesado após as refeições, tiver doenças ou problemas nos rins ou fígado, porfiria aguda ou outras doenças, tiver de realizar exames laboratoriais de sangue ou urina ou se estiver a tomar outros medicamentos.
O tratamento com Ranitidina nunca deve ser interrompido sem conhecimento do médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.
Ranitidina Xarope 15 mg/ml por cada 1 mL de xarope contém:
Cloridrato de ranitidina _______________________ 16, 8 mg*
(*Equivalente a 15 mg de Ranitidina)
Excipientes ___________________________________ 1 mL
(Excipientes: ácido ascórbico, ciclamato de sódio, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, sacarina sódica di-hidratada, metabissulfito de sódio, sorbitol, metilparabeno, propilparabeno, glicerol, aroma de banana, aroma de groselha e água purificada).
Ranitidina Comprimidos de 150 mg por cada comprimido contém:
Cloridrato de Ranitidina _______________________168 mg*
(*Equivalente a 150 mg de Ranitidina)
Excipiente _____________________________ 1 comprimido
(Excipientes: álcool etílico, dióxido de titânio, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, povidona, celulose microcristalina, hipromelose/macrogol e dióxido de silício).
Ranitidina Comprimidos de 300 mg por cada comprimido contém:
Cloridrato de Ranitidina ______________________ 336 mg*
(*Equivalente a 300 mg de Ranitidina)
Excipiente _____________________________ 1 comprimido
(Excipientes: álcool etílico, dióxido de titânio, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, povidona, celulose microcristalina, hipromelose/macrogol e dióxido de silício).
Ranitidina Injetável 25 mg/ml por cada 1 mL de solução contém:
Cloridrato de Ranitidina ________________________ 28 mg
(*Equivalente a 25 mg de Ranitidina)
Veículo ______________________________________ 1 mL
(Excipientes: água para injeção, fenol, fosfato de sódio dibásico e fosfato de potássio monobásico).
A Ranitidina é um remédio antagonista dos recetores H2 da histamina, inibindo assim a produção de ácido pelo estômago, induzida pela histamina e gastrina.
Isto favorece a cicatrização da gastrite, de úlceras pépticas do estômago e do duodeno, e previne o surgimento do mal estar e azia e de outras complicações.
Em caso de toma excessiva de Ranitidina, deve-se ir ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Se ocorrer esquecimento de uma dose de Ranitidina deve-se tomar a dose esquecida logo que seja lembrada, porém, se já se encontrar muito próximo da dose seguinte deve-se ignorar a dose esquecida e tomar apenas a dose seguinte.
- SAC: 0800 621 800