REHIDRAT 50 é indicado para prevenção da desidratação e manutenção da hidratação após a fase de reidratação em pacientes com diarreia aguda.
O Rehidrat pode ser usado para evitar a desidratação ou para manter a recuperação de água e sais. Neste último caso, a solução poderá ser tomada livremente, sem posologia obrigatória, pura, mas alternado-se com a administração de outros líquidos como leite, sucos, chás, água, sopas, durante um, ou dois dias, ou pelo tempo que o médico indicar.
Para a prevenção da desidratação, este remédio deverá ser administrado com frequência, também alternado com outros líquidos. Deve-se também tomar uma dose adicional, a cada vez que se faça fezes líquidas.
O Rehidrat deve ser administrado, após diluição, por via oral, por colher, copo ou mamadeira dependendo da idade da pessoa.
Dissolva o conteúdo do envelope em 250 mL de água previamente filtrada ou fervida e ESFRIADA. Após o preparo, mantenha a solução em recipiente tampado, em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).
O Rehidrat não poderá ser utilizado por pessoas com obstrução ou perfuração do intestino, vômitos frequentes e que não param.
Este remédio deverá ser utilizado com cautela em pessoas com problemas nos rins, devido à presença de potássio, em diabéticos, devido ao açúcar que faz parte da sua composição, fenilcetonúricos, devido à presença de Aspartame e o corante amarelo, do Rehidrat sabor a laranja, que poderá causar reações alérgicas como asma, em pessoas com alergia ao ácido acetilsalícilico.
Grávidas e mulheres a amamentar, não poderão utilizar este medicamento sem orientação médica.
Para a preparação deste remédio, devem seguir-se sempre rigorosamente as instruções contidas na embalagem. Após o preparo, a solução deve ser utilizada dentro de um período de 24h, passado esse prazo deve-se desprezar o que não foi consumido.
Cada grama de Rehidrat 50 sabor laranja contém:
Cloreto de potássio _________________________48,93 mg
Citrato de sódio di-hidratado __________________64,30 mg
Cloreto de sódio ____________________________57,50 mg
Glicose _________________________________791,55 mg
(Excipientes q.s.p.1 g: aroma artificial de laranja, corante amarelo tartrazina e crepúsculo, aspartame, dióxido de silício).
Cada grama de Rehidrat 50 sabor natural contém:
Cloreto de potássio_________________________ 50,84 mg
Citrato de sódio di-hidratado__________________ 66,82 mg
Cloreto de sódio____________________________ 59,77 mg
Glicose__________________________________ 822,64 mg
Solução de Rehidrat, cada 1.000 mL contém:
Potássio_________________________________20mEq/L
Citrato____________________________________20 mEq/L Cloreto___________________________________50 mEq/L Sódio____________________________________50 mEq/L Glicose_________________________________134 mMol/L
Este medicamento deve ser guardado em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C), protegido da luz e umidade.
Depois da reconstituição do pó, a solução obtida deve ser mantida em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC) e deve ser utilizada dentro do período de 24 horas. Passado esse prazo, o que restar da solução deve ser desprezado e, se necessário, uma nova solução deve ser preparada.
Este medicamento atua substituindo os líquidos e sais que se perdem durante um episódio de diarreia severa, evitando assim que ocorra desidratação ou mantendo e rehidratação conseguida.
A superdose com REHIDRAT 50 pode resultar em leve aumento das concentrações plasmáticas de sódio e potássio, geralmente assintomáticas. Quando o aumento da concentração plasmática de sódio é grave, os seguintes sintomas podem ocorrer: febre, aumento da sede, diminuição do volume urinário e sintomas neurológicos, tais como fraqueza, irritabilidade, aumento dos reflexos, rigidez de nuca, convulsões e até coma. Quando o aumento da concentração plasmática de potássio é grave, os seguintes sintomas podem ocorrer: fraqueza, paralisias musculares, arritmias cardíacas, choque e parada cardíaca.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento.