Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Rehidrat 90

Bula

Para que serve?

O Rehidrat 90 é usado para devolver ao organismo a água e eletrólitos, que se perderam durante uma crise de diarreias e vômitos grave, ou seja para promover a rehidratação do organismo, ou para manutenção desta.

Posologia

O remédio deve ser dado à pessoa com a frequência que esta conseguir tomar o medicamento.

Habitualmente são recomendadas doses de 100 a 150 mL/kg de peso corporal, a serem administrados em período de 4 a 6 horas. Deve-se procurar um médico, se nas primeiras duas horas de tratamento os vômitos estiverem impedindo que a pessoa tome a solução.

Contraindicação

O Rehidrat 90 não poderá ser utilizado por pessoas que sofram de uma doença conhecida por ileo paralitico, com obstrucao ou perfuracao no intestino ou vômitos que não param.

Avisos e Cuidados

Este remédio deverá ser utilizado com cautela em pessoas com problemas nos rins, devido à presença de potássio.

A preparação da solução de Rehidrat 90 deverá ser feita, rigorosamente seguindo as instruções de preparo contidas na embalagem. Deve utilizar-se as quantidades recomendadas de agua e, sempre que possivel, este deve ser previamente fervida. Após a abertura do frasco e do preparo da solucao, o produto só deverá ser guardado e utilizado durante 24 horas. Passado este tempo, o que tiver sobrado deve ser deitado fora e, se for necessa´rio, deve-se preparar nova solução.

Composição

Cada grama de Rehidrat 90 saquetas sabor natural contém:

Cloreto de potássio _________________________ 53,76 mg/g Citrato de sódio diidratado____________________103,94 mg/g

Cada 1000 mL da solução de Rehidrat 90 contém:

Potássio___________________________________20,0 mEq/L Citrato ____________________________________30,0 mEq/L Sódio_____________________________________90,0 mEq/L Cloreto____________________________________80,0 mEq/L Glicose__________________________________111,0 mMol/L

Mecanismo de ação

Este medicamento atua substituindo os líquidos e sais que se perdem durante um episódio de diarreia severa, evitando assim que ocorra desidratação ou mantendo e rehidratação conseguida.

Superdosagem

A situação em que existe maior risco de superdosagem é o preparo incorreto, particularmente, com menos água do que o recomendado. Nesse caso podem ocorrer, consequências mais graves de superdosagem, nomeadamente valores elevados de sódio e de potássio no sangue.

Quando estes desequilíbrios são leves, normalmente não causam sintomas, mas em situações severas, o aumento de sódio no sangue, poderá ocorrer febre elevada, sede, produção aumentada de urina, alteração de consciência, irritabilidade, rigidez de nuca e convulsões. No caso de ocorrer elevação de potássio, poderão surgir efeitos como fraqueza e paralisia musculares, alterações no batimento cardíaco, problemas na circulação do sangue e parada cardíaca.

Em caos de ingestão de doses excessivas de Rehidrat 90, deverá procurar-se ajuda médica, pois, poderá ser necessário corrigir os níveis de electrólitos. O tipo de tratamento a usar dependerá da gravidade do quadro.