Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Repoflor

Bula

Para que serve?

Repoflor cápsulas e Repoflor Pediátrico são indicados para restaurar a flora intestinal biológica, no tratamento da diarreia provocada por Clostridium difficile, devido ao uso de antibióticos ou remédios para quimioterapia, em adultos e crianças.

Posologia

Repoflor cápsulas

  • Repoflor cápsulas 100 mg: geralmente, a dose recomendada para o tratamento de alterações agudas da flora intestinal e da diarreia causada por Clostridium difficile é de 2 cápsulas, administradas 2 vezes por dia, em jejum ou 30 minutos antes das refeições. Para o tratamento de alterações crônicas da flora intestinal a dose recomendada é de 1 cápsula, administrada 2 vezes por dia.
  • Repoflor cápsulas 200 mg: geralmente, a dose recomendada para o tratamento de alterações agudas da flora intestinal e da diarreia causada por Clostridium difficile é de 1 cápsula, administrada 2 vezes por dia, em jejum ou 30 minutos antes das refeições. Para o tratamento de alterações crônicas da flora intestinal a dose recomendada é de 1 cápsula, 1 vez por dia.

As cápsulas de Repoflor devem ser engolidas inteiras, juntamente com um copo de água, sem partir, abrir ou mastigar.

Em caso de dificuldade em engolir, o conteúdo das cápsulas pode ser adicionado a líquidos ou alimentos, porém não deve ser adicionado o alimentos quentes, gelados ou a bebidas alcoólicas.

Repoflor Pediátrico

  • Geralmente, a dose recomendada para o tratamento de alterações agudas da flora intestinal e da diarreia causada por Clostridium difficile é de 1 envelope, administrado 2 vezes por dia, em jejum ou 30 minutos antes das refeições. Para o tratamento de alterações crônicas da flora intestinal a dose recomendada é de 1 envelope, administrado 1 vez por dia.

O conteúdo do envelope, pode ser adicionado a líquidos, à mamadeira ou a alimentos, porém, não deve ser adicionado o alimentos quentes, gelados ou a bebidas alcoólicas.

Contraindicação

Repoflor está contraindicado para pacientes com alergia à levedura ou a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Repoflor, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver algum problema ou doença grave ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Repoflor nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Repoflor cápsulas 100 mg por cada cápsula contém:

Saccharomyces boulardii-17, liofilizado ____________ 100 mg
- Equivalente a 100 mg de liofilizado contém cerca de 2 x 10^9 células de Saccharomyces boulardii-17
Excipientes _________________________________ 1 cápsula
(Excipientes: dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose).

Repoflor cápsulas 200 mg por cada cápsula contém:

Saccharomyces boulardii-17, liofilizado ____________ 200 mg
- Equivalente a 200 mg de liofilizado contém cerca de 4 x 10^9 células de Saccharomyces boulardii-17
Excipientes _________________________________ 1 capsula
(Excipientes: dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose).

Repoflor Pediátrico por cada 1 g contém:

Saccharomyces boulardii-17, liofilizado ____________ 200 mg
- Equivalente a 200 mg de liofilizado contém cerca de 4 x 10^9 células de Saccharomyces boulardii-17
Excipientes ______________________________________ 1 g
(Excipientes: lactose, essência de morango pó, dióxido de silício, sacarina sodica, estearato de magnésio).

Mecanismo de ação

Repoflor tem na sua composição levedo de Saccharomyces boulardii-17, um preparado biológico isolado a partir de frutas silvestres tropicais. A Saccharomyces boulardii-17 é um micro-organismo vivo, resistente à ação dos sucos gástricos, entérico, pancreático e biliar. Este beneficia o desenvolvimento da flora intestinal, impedindo o crescimento de germes ou agentes patogênicos, como Proteus, Escherichia coli, Shigella, Salmonella, Pseudomonas, Staphylococcus e Candida albicans, que podem ser nocivos ao tubo digestivo.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Repoflor, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.