Ribavirina
Bula
Para que serve?
Este produto está indicado para todas as formas de hepatite viral.
Posologia
- Hepatite A e B : Ribavirina 10 mg/kg/dia, via oral, dividida em 4 doses (por 14 dias) demonstrou ser benéfica quando administrada a crianças com Hepatite tipo A ou B. Não foi feita a distinção entre HbsAg positivo ou negativo. Uma redução significante nos valores de SGPT ocorreram no 71 dia de tratamento quando comparado com pacientes tratados com placebo. A bilirrubina sérica diminuiu em todos os dias nos pacientes tratados com ribavirina. Observou-se também melhora nos sintomas (melhora do apetite, náusea, vômito, sensação de bem estar). Duzentos miligramas de ribavirina, via oral, 3 vezes ao dia por duas semanas administrada a pacientes com Hepatite A demonstrou uma grande melhora na bilirrubina total e direta, SGPT e SGOT e melhor ganho de peso que os pacientes tratados com placebo.
Contraindicação
Além de gravidez e lactação, este produto está contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida à ribavirina ou aos demais componentes da fórmula.
NÃO TOME MEDICAMENTO EM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE
Composição
Cada cápsula de 100mg contém:
Ribavirina.................... 100 mg
Excipiente q.s.p.................... 1 cápsula.
(Celulose microcristalina, polivinilpirrolidona, estearato de magnésio)
Cada cápsula de 250mg contém:
Ribavirina .................... 250 mg
Excipiente q.s.p. ....................1 cápsula.
(Celulose microcristalina, polivinilpirrolidona, estearato de magnésio)
Mecanismo de ação
Logo após a administração oral, as concentrações plasmáticas aumentam rapidamente, atingindo um pico entre 1 e 1,5 horas. A biodisponibilidade da solução oral ou cápsula é de 20% a 50%. Uma grande quantidade da dose de ribavirina administrada oralmente é retida nos glóbulos vermelhos e tecidos, responsáveis por sua longa meia-vida no plasma. É rapidamente fosforilada de modo intracelular em mono-, di-, e trifosfato, os quais são provavelmente essenciais para atividade antiviral. A via metabólica secundária provavelmente inclui a hidrólise para ácido tricarboxílico, de-ribosilação e decomposição do anel de triazole . A ribavirina e seus metabólitos são eliminados lentamente através dos rins, sendo a excreção renal responsável por aproximadamente 40% da eliminação total do corpo. A meia-vida de eliminação da ribavirina varia de 24 a 35,5 horas, em pacientes adultos. A ribavirina não é completamente removida por hemodiálise, necessitando efetuar dosagem de ribavirina antes do ajuste da dose.
Superdosagem
Quando a biosintética ribavirina (ribavirina) é administrada por período prolongado e em altas doses, pode resultar em redução leve e reversível da hemoglobina, hematócritos e na contagem dos glóbulos vermelhos. estas reduções são reversíveis. caso elas superem os limites mínimos, a administração da droga deve ser suspensa. estes são os primeiros sinais de toxicidade e superdose. é necessário que se faça o monitoramento hematológico dos pacientes submetidos a tratamentos prolongados com ribavirina.