Roacutan é indicado para as formas de acne grave, no tratamento de nódulo-cística, conglobata, acne com risco de cicatrizes permanentes ou resistente a tratamentos anteriores, em adultos.
Geralmente, a dose inicial recomendada de Roacutan é de 0,5 mg/kg por dia. Posteriormente a dose pode ser aumentada, de acordo com indicação médica, e pode variar entre os 0,5 e os 2,0 mg/kg por dia. A duração do tratamento e a dose recomendada vão depender da gravidade do acne a tratar e da resposta de cada paciente ao tratamento, e por isso devem ser indicados pelo médico.
Antes de tomar as cápsulas de Roacutan deve comer e engolir os comprimidos, sem partir ou mastigar, com um copo de água.
Roacutan está contraindicado para mulheres grávidas, que possam engravidar ou que estejam amamentando, para crianças com menos de 12 anos de idade, para pacientes com problemas no fígado, hipervitaminose A preexistente e para pacientes com alergia ao Isotretinoína ou a outros componentes da fórmula.
Além disso, é também contraindicado que as mulheres engravidem até um mês após o término do tratamento com Roacutan.
Antes de usar Roacutan, deverá falar com o seu médico se tiver historial de depressão ou se estiver a tomar outros medicamentos.
Roacutan é um medicamento que pode interferir com o efeito do anticoncepcional, sendo recomendado que mantenha a utilização de outras medidas contraceptivas durante o tratamento com Roacutan. Além disso, Roavutan é um medicamento teratogênico, que pode ocasionar graves defeitos físicos ao feto, sendo imprescindível que evite a gravidez antes, durante e após o tratamento com Roacutan.
Em mulheres, o tratamento com Roacutan apenas deve ser iniciado no 2º ou 3º dia do próximo ciclo menstrual normal.
O tratamento com Roacutan nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. Além disso, antes e após o tratamento com Roacutan, a doação de sangue deve ser evitada.
Roacutan 10 mg por cada cápsula contém:
13-cis-retinoico __________________________________ 10 mg
Excipientes __________________________________ 1 Cápsula
Roacutan 20 mg por cada cápsula contém:
13-cis-retinoico __________________________________ 20 mg
Excipientes __________________________________ 1 Cápsula
(Excipientes: óleo de soja, cera amarela, óleo de soja hidrogenado, óleo de soja parcialmente hidrogenado, gelatina, glicerol 85%, Karion 83, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho).
Roacutan tem na sua composição Isotretinoína, um derivado da vitamina A, capaz de suprimir atividade e diminuir o tamanho das glândulas produtoras de sebo.
Roacutan tem um tempo médio de início de ação farmacológica estimado entre 8 e 16 semanas.
Em caso de toma excessiva de Roacutan, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Roacutan deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do dia seguinte. As doses de Roacutan nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.