Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Aromasin

Bula

Para que serve?

Aromasin é indicado para o tratamento do câncer de mama avançado em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida, cuja doença progrediu após terapia antiestrogênica.

Aromasin é também indicado para o tratamento hormonal de terceira linha do câncer de mama avançado em mulheres com pós-menopausa natural ou induzida, cuja doença progrediu após tratamento com antiestrógenos e/ou inibidores não-esteróides da aromatase ou progestágenos.

Uso adulto - Uso oral

Posologia

Pacientes adultas e idosas: a dose recomendada de Aromasin é uma drágea de 25 mg, uma vez ao dia, administrada preferencialmente após uma refeição.

Pacientes com câncer de mama inicial: o tratamento com Aromasin deve ser feito durante 2 a 3 anos, dependendo do tempo de uso anterior de tamoxifeno, até completar 5 anos de tratamento total, ou até que a doença volte ou que surja novo câncer na outra mama.

Pacientes com câncer de mama avançado: o tratamento com Aromasin deve ser mantido, até que a progressão do tumor seja evidente.

Pacientes com insuficiência renal ou hepática: não são necessários ajustes posológicos em pacientes com insuficiência hepática ou renal.

Contraindicação

Aromasin não deve ser usado em pacientes com hipersensibilidade (alergia) conhecida ao exemestano ou a qualquer um de seus componentes.

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres pré-menopausadas (antes da menopausa), em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Avisos e Cuidados

Você deve saber que Aromasin não deve ser utilizado em mulheres pré-menopausadas (antes da menopausa) e também não deve ser utilizado juntamente com medicamentos que contêm estrógenos (hormônio feminino), pelo risco de anular sua atividade.

Aromasin pode causar diminuição da densidade mineral óssea (grau de dureza do osso).

Durante o tratamento adjuvante (auxiliar) com Aromasin, mulheres com osteoporose (diminuição da dureza dos ossos) ou com risco de osteoporose devem realizar avaliações da densidade mineral óssea por densitometria óssea (tipo de RX dos ossos) no início do tratamento.

Pacientes tratadas com Aromasin devem ser monitoradas cuidadosamente e o tratamento para osteoporose deve ser iniciado quando apropriado.

Deve ser considerada avaliação de rotina a dosagem dos níveis de 25 Hidroxi-Vitamina D previamente ao uso de inibidores da aromatase, devido à alta prevalência de deficiência severa em mulheres com câncer de mama em estágio precoce.

Mulheres com deficiência de vitamina D devem receber suplementação de vitamina D.

O efeito de Aromasin na habilidade de dirigir e operar máquinas ainda não foi sistematicamente avaliado.

Aromasin pode comprometer a capacidade de dirigir e operar máquinas.

Foram relatadas sonolência, astenia (fraqueza) ou tontura com o uso deste medicamento.

Caso você apresente estes sintomas, sua capacidade física e/ou mental necessária para operar máquinas ou dirigir automóveis pode estar comprometida.

Aromasin na gravidez: mulheres não devem usar Aromasin durante a gravidez pois podem ocorrer danos ao feto.

Aromasin não deve ser utilizado em mulheres que estejam amamentando.

Atenção: este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em diabéticos.

Interações Medicamentosas

Evidências laboratoriais demonstraram que Aromasin é metabolizado por um tipo específico de enzima do fígado. Há o registro de um estudo que demonstrou que a inibição específica do CYP3A4 (enzima do fígado) pelo cetoconazol não demonstrou qualquer efeito significativo na farmacocinética (caminho que o medicamento faz no organismo desde a chegada até a eliminação) de Aromasin.

Não se pode excluir uma possível redução nos níveis de Aromasin no sangue provocada pelo uso simultâneo de medicamentos que estimulem o CYP3A4 (enzima do fígado).

No entanto, embora tenha sido observado que a rifampicina, um forte estimulador do CYP3A4, possa alterar a farmacocinética de Aromasin, não se observou alteração da ação de Aromasin e, portanto, não se recomenda ajuste de dose.

Sempre avise ao seu médico todas as medicações que você toma quando ele for prescrever uma medicação nova.

O médico precisa avaliar se as medicações reagem entre si alterando a sua ação, ou da outra; isso se chama interação medicamentosa.

Este medicamento pode causar doping.

Composição

Cada drágea de Aromasin contém o equivalente a 25 mg de exemestano.

Excipientes: sílica coloidal hidratada, crospovidona, hipromelose, carbonato de magnésio, estearato de magnésio, manitol, celulose microcristalina, metilparabeno, macrogol 6000, polissorbato 80, álcool polivinílico, emulsão de simeticona, amidoglicolato de sódio, sacarose, dióxido de titânio, cera cetoestearílica, talco, cera de carnaúba, shellac, óxido férrico e óxido de titânio.

Apresentação: Aromasin drágeas de 25 mg em embalagens contendo 30 drágeas.

Mecanismo de ação

O Aromasin inibe o crescimento de tumores através do bloqueio da produção de estrogênio (hormônio feminino).

Superdosagem

Não existe um antídoto específico e o tratamento deve ser sintomático.

Em casos de superdose, descontinuar o uso de Aromasin e procurar auxílio médico.

Às pacientes idosas se aplicam todas as recomendações anteriormente descritas.

Em caso de esquecimento

Caso você esqueça de tomar Aromasin no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar.

Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico.

Neste caso, não tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento