Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Rosucor 10 E 20 Mg

Bula

Para que serve?

Rosucor 10 mg e 20 mg é indicado para o colesterol elevado, em adultos, como tratamento auxiliar à dieta e exercícios físicos regulares.

Além disso, Rosucor 10 mg e 20 mg também pode ser utilizado em crianças para reduzir os níveis de colesterol total, LDL-C e ApoB em casos de hipercolesterolemia familiar heterozigótica.

Posologia

Geralmente, a dose recomendada varia de 10 mg a 40 mg, administrados 1 vez por dia, nunca excedendo a dose máxima de 40 mg.

Os comprimidos de Rosucor 10 mg e 20 mg devem ser engolidos inteiros, a qualquer hora do dia, com água e com ou sem alimentos. Além disso, os comprimidos de Rosucor 20 mg devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar.

Rosucor é um medicamento que apenas deve ser administrado de acordo com indicação médica, pois as doses recomendadas dependem de vários factores, como gravidade do problema a tratar, idade e responta individual de cada paciente ao tratamento.

Contraindicação

Rosucor está contraindicado para mulheres grávidas, que pretendam engravidar ou amamentando, pacientes com doença no fígado, funcionamento alterado do fígado ou rins e para pacientes com alergia à Rosuvastatina ou a outros componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Rosucor, deverá falar com o seu médico se tiver historial de doença no fígado e se ingerir grandes quantidades de álcool e que estejam a tomar medicamentos como varfarina, genfibrozila, inibidores da protease ou antiácidos, estiver a tomar medicamentos como cetoconazol, espironolactona, cimetidina, ciclosporina, ritonavir, atazanavir ou genfibrozila, tiver historial de dor muscular, problemas de intolerância a lactose ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Rosucor, caso sinta sintomas como dores musculares sem motivo, sensibilidade, cansaço extremo, mal-estar ou febre, deve consultar o seu médico logo que possível.

A Rosuvastatina presente na fórmula de Rosucor pode causar um aumento dos níveis de glicose e hemoglobina glicada no sangue, o que pode levar ao diagnóstico do diabetes. Além disso, durante o tratamento com Rosucor podem também surgir alterações nos resultados de exames laboratoriais referentes ao funcionamento do fígado e dos músculos.

Composição

Rosucor 10 mg por cada comprimido revestido contém:

Rosuvastatina Cálcica _________________________ 10,40 mg

(equivalente a 10 mg de rosuvastatina)

(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, estearato de magnésio, hipromelose, triacetina, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho).

Rosucor 20 mg por cada comprimido revestido contém:

Rosuvastatina Cálcica _________________________ 20,80 mg

(equivalente a 20 mg de rosuvastatina)

(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, estearato de magnésio, hipromelose, triacetina, dióxido de titânio e óxido de ferro vermelho).

Mecanismo de ação

Rosucor é um medicamento que tem na sua composição Rosuvastatina, um composto capaz de inibir uma enzima presente no organismo que participa na fabricação do colesterol, a enzima HMG-CoA redutase. Assim, o uso contínuo de Rosucor, promove uma redução do nível de lipídios no sangue, principalmente dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Rosucor, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Rosucor deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte.