Rulid D
Bula
Para que serve?
Infecções causadas por microrganismos sensíveis, tais como:
. infecções do trato respiratório superior, por exemplo: amigdalite, faringite e sinusite aguda.
. infecções do trato respiratório inferior, por exemplo: pneumonia, bronquite, pneumonia atípica.
. infecções da pele e dos tecidos moles.
Posologia
A dose média utilizada nos ensaios clínicos pediátricos foi de 6 mg/kg/dia.
A dose recomendada é de 5 a 8 mg/kg/dia por via oral, dividida em duas tomadas (manhã e noite).
O tratamento não deve ser prolongado por mais de 10 dias.
De acordo com o peso da criança, a dose deve ser a seguinte:
Peso (kg) Dose diária (mg/dia) Número de comprimidos
Manhã Noite
6 - 11 50 ½ comp ½ comp
12 - 23 100 1 comp 1 comp
24 - 40 200 2 comp 2 comp
Para crianças com peso acima de 40 kg, a dose deve ser 150 mg duas vezes ao dia. Nesse caso, recomenda-se administrar os comprimidos comuns.
Rulid D deve ser administrado de preferência antes das refeições. Adicionar a dose indicada de Rulid D à colher que acompanha o produto contendo água. Na falta da colher, esta poderá ser substituída por uma colher de sobremesa. Aguardar que o comprimido se dissolva em pequenos grânulos. Administrar a suspensão à criança, seguida de um pouco de água.
Contraindicação
Hipersensibilidade aos macrolídeos e uso concomitante com alcalóides vasoconstritores do ergot, particularmente ergotamina e diidroergotamina.
Avisos e Cuidados
Em caso de insuficiência hepática, a administração de Rulid D não é recomendada. Se necessária, deve ser acompanhada de testes regulares da função hepática e, possivelmente, redução da dose diária.
A eliminação renal de roxitromicina e de seus metabólitos é de aproximadamente 10 % da dose oral. Portanto, em casos de insuficiência renal, a posologia não deve ser modificada.
Em estudos com animais jovens, foram relatadas anormalidades na curva de crescimento, quando utilizadas doses de, pelo menos, 10 vezes às utilizadas para as indicações terapêuticas. Portanto recomenda-se que a dose de 5 a 8 mg / kg / dia seja administrada pelo tempo máximo de 10 dias.
Composição
Cada comprimido contém:
Roxitromicina....................50 mg
Excipientes q.s.p....................1 comprimido
(polietilenoglicol, copolímero do ácido metacrílico, hidróxido de sódio, trietilcitrato, talco, aroma de alcaçuz, celulose microcristalina, crospovidona, ácido fumárico, sacarina sódica, laurilsulfato de sódio, silica anidra coloidal, aroma de morango, esterato de magnésio e água purificada).
Superdosagem
Após administração oral de uma dose única de 2.000 mg/kg em cães, foram observados os seguintes sintomas: vômito abundante, diarréia, apatia e diminuição da atividade motora.
Em caso de superdosagem proceder à lavagem gástrica e tratamento sintomático. não existe antídoto específico.