O Sandrena é indicado para terapia de reposição hormonal para sintomas de deficiência do hormônio estrogênio em mulheres na pós-menopausa e prevenção da osteoporose em mulheres na pós-menopausa que apresentam risco elevado de fraturas e para as quais outros medicamentos contra a osteoporose não são apropriados ou são contraindicados.
Deve-se lavar bem as mãos antes e após a aplicação deste medicamento. Este produto não deve ser aplicado na região das mamas, no rosto, na pele com irritações ou na área vaginal.
O gel deve ser aplicado na pele limpa e seca, já que o suor pode alterar a consistência do gel, que deve ser administrado em dose única diária e aplicado sobre a pele do abdome ou da coxa, alternando diariamente o local de aplicação. A superfície de aplicação deve ser uma área de 1 a 2 palmos. Após a aplicação, deve-se deixar o gel secar por 2 a 3 minutos e aguardar ao menos 1 hora para molhar a área onde foi aplicado.
Este gel pode ser aplicado continuamente ou ciclicamente. A dose inicial é, geralmente, de 1 g de gel, que é equivalente a 1,0 mg de estradiol, uma vez por dia. A dose pode ser ajustada individualmente após 2 a 3 ciclos de 0,5 g a 1,5 g por dia, o correspondente a 0,5 mg a 1,5 mg de estradiol.
Este remédio não deve ser usado durante a gravidez e amamentação.
Além disso, também é contra-indicado em pessoas com alergia conhecida ao ingrediente ativo ou quaisquer dos excipientes do gel, suspeita ou caso diagnosticado de câncer de mama, suspeita ou caso diagnosticado de tumores malignos dependentes de estrogênio, sangramento genital de causa desconhecida, aumento da espessura da parede do útero não tratada, histórico ou presença de trombose, histórico de doença no fígado ou presença de doença aguda no fígado, enquanto os testes de função hepática não retornarem ao normal e porfiria.
A relação risco/benefício deve ser avaliada pelo menos anualmente e a terapia de reposição hormonal deve ser continuada apenas enquanto os benefícios superarem os riscos.
Antes de iniciar ou reiniciar a terapia de reposição hormonal, o médico deve fazer perguntas sobre a história médica da pessoa e de seus familiares, e realizar exames médicos, incluindo mamas e órgãos genitais internos.
O tratamento deve ser descontinuado se ocorrer qualquer contraindicação na paciente, bem como nas seguintes condições:
Este remédio pode aumentar o risco de desenvolver trombose.
Sandrena 0,5 mg
Cada sachê com 0,5 g contém:
Estradiol____________________________________0,5 mg
Excipientes_______________________________q.s.p. 0,5 g
(Excipientes: carbômer, trolamina, propilenoglicol, álcool etílico e água).
Sandrena 1,0 mg
Cada sachê com 1,0 g contém:
Estradiol______________________________________1 mg
Excipientes________________________________q.s.p. 1 g
(Excipientes: carbômer, trolamina, propilenoglicol, álcool etílico e água).
O Sandrena tem na sua composição estradiol, que alivia os sintomas da menopausa e previne a osteoporose.
A deficiência do hormônio estrogênio na menopausa enfraquece os ossos e diminui a massa óssea. A terapia de reposição hormonal reduz a incidência de fraturas associadas à osteoporose.
A terapia de reposição hormonal pode também prevenir fraturas ósseas em mulheres com densidade mineral óssea baixa ou osteoporose.
A superdose de estrogênio pode causar náusea, dor de cabeça e sangramento vaginal.
O tratamento da superdose de estrogênio é sintomático.