Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Secnidal

Bula

Para que serve?

O Secnidal comprimidos de 1000mg ou suspensão oral, é um medicamento indicado no tratamento de certas infestações por parasitas, nomeadamente, giardíase, amebíase intestinal sob todas as formas, amebíase hepática e tricomoníase.

Posologia

Este remédio deve ser administrado, por via oral, com uma das refeições, preferencialmente à noite, ao jantar. Os comprimidos deverão ser tomados inteiros, sem partir ou mastigar.

As doses geralmente recomedadas, dependem do tipo de parasita e da idade da pessoa a tratar.

O quadro seguinte traduz as diferentes posologias recomendadas:

Indicações Adultos Crianças
Tricomoníase Dose única de 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose é recomendada para o cônjuge. --------
Amebíase intestinal e giardíase 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg), em dose única *Suspensão: Dose única de 30 mg/kg/dia (máximo: 2 g) ou seja, 1 mL/kg de peso em tomada única. (ver instruções abaixo).
Amebíase hepática 1,5 g/dia a 2,0 g/dia durante 5 a 7 dias * Suspensão: 30 mg/kg/dia (máximo: 2 g), e durante 5 a 7 dias ou seja, 1 mL/kg de peso durante 5 a 7 dias (ver instruções abaixo).

• Preparação da suspensão 1. Remover a tampa; 2. Adicionar água até a marca indicada no frasco; 3. Colocar a tampa e agitar vigorosamente durante 1 minuto; 4. Administrar em seguida, utilizando o copo medida, conforme prescrição médica. OBS.: Somente administrar o medicamento com o copo-medida que acompanha o produto. Após o término do tratamento com SECNIDAL suspensão, não é recomendável a reutilização do restante do medicamento, uma vez que depois de aberto o frasco, as próprias condições ambientais poderão alterar seus componentes. -

Contraindicação

O Secnidal não poderá ser utilizado nos seguintes casos em casos de pessoas com alergia aos derivados imidazólicos ou a qualquer componente do produto, suspeita de gravidez, nos três primeiros meses de gravidez e durante a amamentação.

Conheça outros remédios para verme.

Avisos e Cuidados

O uso deste remédio deve ser evitado em pessoas com história de alterações nos valores sanguíneos e com disturbios neurológicos.

O Secnidal deve ser utilizado com cautela em pessoas com diabetes e durante este tratamento e até 4 dias após o seu término, deve evitar-se a ingestão de bebidas alcoolicas.

Composição

Cada comprimido revestido de Secnidal 1000mg contém: Secnidazol___________________________________1000 mg

(Excipientes q.s.p 1 comprimido: celulose microcristalina, amido de milho, dióxido de silício, povidona K30, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, hipromelose, propilenoglicol, macrogol 6000).

Cada mL da suspensão de Secnidal 900mg contém: Secnidazol_____________________________________30 mg (Excipientes q.s.p 1 mL :sacarose, povidona K30, aspartame, aroma limão-vanilla).

Mecanismo de ação

O secnidazol, princípio ativo de Secnidal, é um derivado sintético da série dos nitro-imidazóis, dotado de atividade parasiticida.

Superdosagem

Em caso de ingestão de doses excessivas ou superiores às recomendadas, deve-se procurar de imediato socosso médico pois poderá ser necessário realizar uma lavagem gástrica e instituir tratamento sintomático de acordo com o necessário.