Princípio Ativo: Cafeína
Tipo de Medicamento: Analgésicos
Sedalex é indicado no alivio da dor e inflamação causadas por contraturas musculares e no tratamento das dores de cabeça tensionais, em adultos.
Geralmente, a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos, administrados 3 a 4 vezes ao dia.
Os comprimidos de Sedalex devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
Alguns dos efeitos colaterais de Sedalex podem incluir boca seca, confusão mental, redução ou aumento do ritmo cardíaco, palpitações, sede, diminuição da quantidade de suor, dificuldade ou hesitação em urinar, visão embaçada, dilatação da pupila, aumento da pressão dentro do olho, fraqueza, enjoo, vômito, dor de cabeça, tontura, prisão de ventre, sonolência, reações de alergia como coceira, vermelhidão, urticária ou inchaço na pele, coceira, alucinações, agitação, tremor, irritação no estômago ou urticária na pele.
Sedalex está contraindicado para mulheres grávidas e crianças, pacientes com glaucoma, obstrução pilórica ou duodenal, acalasia do esôfago, úlcera péptica estenosante, hipertrofia prostática, obstrução do colo da bexiga, Miastenia grave, pacientes com porfiria aguda do fígado intermitente, deficiência congênita da glicose-6-fosfatodesidrogenase, função da medula óssea insuficiente ou doenças do sistema hematopoiético, pacientes com historial de broncospasmo ou asma causados por reações anafiláticas a medicamentos como salicilatos, paracetamol, diclofenaco, ibuprofeno, indometacina e naproxeno, pacientes com alergia aos derivados de pirazolonas como fenazona ou propifenazona ou a pirazolidinas como fenilbutazona ou oxifembutazona e para pacientes com alergia ao Citrato de orfenadrina, à Dipirona sódica, à Cafeína ou a algum dos componentes da fórmula.
Antes de usar Sedalex, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, consumir regularmente bebidas alcoólicas, tiver doenças ou problemas no sangue, fígado ou rins ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo propoxifeno, fenotiazínicos ou medicamentos sem receita médica.
Durante o tratamento com Sedalex deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode prejudicar a capacidade de dirigir.
Sedalex não deve ser utilizado no tratamento de rigidez muscular associada ao uso de antipsicoticos.
O tratamento com Sedalex nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Sedalex por cada comprimido contém:
Citrato de orfenadrina ____________________________ 35 mg
Dipirona sódica monoidratada __________________ 316, 22 mg
- Equivalente a 300 mg de dipirona sódica ________ 316, 22 mg
Cafeína _______________________________________50 mg
Excipiente _______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: álcool etílico, amido, estearato de magnésio, povidona e talco).
Sedalex tem na sua composição Citrato de orfenadrina, Dipirona sódica e Cafeína, compostos que lhe conferem uma ação analgésica e relaxante muscular.
O Citrato de orfenadrina é uma droga anticolinérgica, de ação central, com propriedades anti-histamínicas fracas, que atua no alívio da dor causada por contraturas musculares de origem traumática ou inflamatória. Por outro lado, a Orfenadrina parece atuar no organismo através das suas propriedades analgésicas, e a sua ação é potencializada pela Dipirona Sódica, um derivado pirazolônico não-narcótico, e pela Cafeína Anidra, ambos presentes na fórmula de Sedalex.
Em caso de toma excessiva de Sedalex, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.
Caso se esqueça de tomar uma dose de Sedalex, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, ajustando posteriormente os horarios das doses seguintes, de modo a respeitar os intervalos entre doses. As doses de Sedalex nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.
- SAC: 0800 621 800