Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem

Selene Anticoncepcional

Bula

Para que serve?

Utilizado para evitar gravidez e tratar alguns casos de acne, pele gordurosa ou excesso de pêlos em mulheres.

Posologia

Tomar um comprimido por dia, sempre à mesma hora, de acordo com o dia da semana, isto é, se o tratamento começar na sexta-feira, deve-se tomar o comprimido indicado para sexta-feira.

Tomar diariamente durante 21 dias e fazer uma pausa de 7 dias no final desse período, onde poderá ocorrer sangramento. Ao 8º dia começar novamente o tratamento, independentemente do sangramento ter terminado ou não.

Contraindicação

Não usar durante gravidez, período de amamentação ou em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.

É também contraindicado em caso de trombose, problemas na coagulação do sangue, doença de fígado ou rins, diabetes, câncer de mama ou sangramento vaginal sem explicação.

Avisos e Cuidados

Este medicamento só deve ser usado por indicação médica e após avaliação de outras doenças que possam existir, nomeadamente doença cardíaca, fígado ou hormonal. Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis como AIDS.

Composição

Cada comprimido revestido contém:

Etinilestradiol _______________________________0,035 mg

Acetato de ciproterona __________________________2,0 mg

Excipientes ______________________________1 comprimido

(Excipientes amido, croscarmelose sódica, povidona, hipromelose, dióxido de silício, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose, goma laca, macrogol, talco, glicerol, corante laca eritrosina e dióxido de titânio).

Mecanismo de ação

Selene contém dois hormônios femininos, o etinilestradiol e o acetato de ciproterona, que impede a liberação de óvulos, evitando uma possível gravidez.

Superdosagem

No caso de ingestão de dose superior à indicada, podem surgir enjoos e vômitos e, em algumas mulheres, pode ocorrer sangramento vaginal. Caso isto aconteça, deve-se consultar o médico imediatamente.