É indicado no tratamento de depressão acompanhada por sintomas de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo em adultos e crianças, ataques de pânico, estresse pós-traumático e tensão pré-menstrual.
Deve-se tomar uma dose única pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, de preferência à mesma hora. A dose pode ser de 50 mg ou 100 mg, indicada pelo médico de acordo com as necessidades da pessoa.
Não se deve usar em mulheres grávidas ou durante a amamentação, crianças com menos de 6 anos ou em caso de alergia a qualquer componente da fórmula. Durante o tratamento não se deve dirigir veículos ou operar máquinas, ingerir bebidas alcoólicas, ou tomar Serenata associado a medicamentos chamados inibidores de monoaminoxidase ou pimozida.
Quando se iniciar o tratamento, deve-se informar o médico de quais os medicamentos que se esteja a tomar, pois existem alguns que têm efeito cerebral semelhante a Serenata levando ao aparecimento de sintomas como movimentos descontrolados dos músculos, febre ou aumento dos batimentos cardíacos.
Doentes com diabetes devem consultar o médico antes de começar a tomar este remédio, pois ele aumenta os níveis de açúcar no sangue.
Cada comprimido de 50 mg ou 100 mg de Serenata contém:
Cloridrato de Sertralina ________________ 56 mg ou 112 mg
(Equivalente a 50 mg ou 100 mg de sertralina)
Excipientes ____________________________ 1 comprimido
(Excipientes: fosfato de cálcio dibásico (anidro), dióxido de silício (coloidal), amidoglicolato de sódio, hiprolose, polissorbato 80, estearato de magnésio, celulose microcristalina, hipromelose, propilenoglicol e dióxido de titânio).
Este medicamento contém na sua fórmula cloridrato de sertralina que atua no cérebro aumentando a disponibilidade de serotonina, uma substância importante para diminuir os sintomas de depressão e ansiedade. O seu efeito começa a surgir 7 dias após começar o tratamento.
A dose máxima é de 200 mg por dia e, caso se tome dose superior, deve-se procurar imediatamente o médico, pois podem surgir sintomas como sonolência, enjoo, vômito, aumento dos batimentos do coração, tremor e tontura.