Princípio Ativo: Ácido clavulânico
Tipo de Medicamento: Antibiótico
O Sinot Clav é um antibiotico indicado para tratamento de infecções bacterianas comuns, como nfecções das vias respiratórias superiores, inclusive de ouvido, nariz e garganta, infecções das vias respiratórias inferiores, como bronquite crônica e broncopneumonia, infecções urinárias, principalmente cistite e infecções de pele e tecidos moles, sobretudo por celulite, mordidas de animais e abscesso dentário grave com celulite disseminada.
Este medicamento deve ser usado da seguinte forma:
Suspensão oral
A dose usual diária recomendada é de 25/3, 6 mg/kg/dia para infecções leves a moderadas e 45/6, 4 mg/kg/dia para tratamento de infecções mais sérias.
Comprimidos
A dose recomendada é de 1 comprimido, duas vezes ao dia, de 12 em 12 horas, durante o período de tempo estabelecido pelo médico.
Para reduzir o desconforto no estômago, este medicamento deve ser tomado no início de uma refeição.
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são diarreia, candidíase, enjoo e vômitos.
Além disso, embora seja mais raro, pode também ocorrer tonturas, dor de cabeça, desconforto abdominal, aumento das enzimas do fígado, erupções na pele, coceira e vermelhidão.
O Sinot Clav não deve ser usado em pessoas com alergia aos betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas, ou a qualquer componente presente na fórmula.
Além disso, também não deve ser usado por pessoas que já tiveram icterícia ou problemas de funcionamento do fígado associados ao uso de amoxicilina e ácido clavulânico.
Este medicamento também não deve ser usado por grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, sem indicação médica.
Este medicamento pode induzir resistências bacterianas.
Em alguns casos, este medicamento pode causar colite pseudomembranosa e por isso, em situaçções em que ocorra diarreia prolongada e cólicas abdominais, o tratamento deve ser interrompido.
O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a fazer, de forma a evitar interações medicamentosas.
Deve ser utilizado com cautela em pessoas com problemas no fígado, nos rins ou com fenilcetonúria (no caso da suspensão oral).
Cada 5 mL de suspensão oral contém:
Amoxicilina__________________________________400 mg
Ácido clavulânico______________________________57 mg
Veículo___________________________________q.s.p 5 mL
(Veículo: dióxido de silício, goma xantana, ácido succínico, aspartamo, aroma de morango, aroma de baunilha, hipromelose, maltodextrina, poloxâmer, butil-hidroxitolueno).
Cada comprimido revestido contém:
Amoxicilina__________________________________875 mg
Ácido clavulânico_____________________________125 mg
Excipientes q.s.p. _______________________ 1 comprimido
(Excipientes: dióxido de silício, estearato de magnésio, povidona, celulose microcris-talina, dióxido de titânio, hipromelose e macrogol).
A amoxicilina é um antibiotico de amplo espectro de ação contra
muitos microrganismos. No entanto, é sensível à degradação por enzimas conhecidas como betalactamases, produzidas por algumas bactérias e, por isso, o espectro de ação da amoxicilina não inclui os microrganimos produtores dessas enzimas.
O ácido clavulânico é um betalactâmico que tem a capacidade de inativar grande variedade de enzimas betalactamases. A presença dele em Sinot Clav protege a amoxicilina da degradação por essas enzimas e aumenta de forma efetiva o espectro antibacteriano da amoxicilina porque inclui muitas bactérias normalmente resistentes a ela e a outras penicilinas e cefalosporinas.
Em caso de superdose, deve-se ir imediatamente ao médico.
SAC: 0800 704 3876