O Sorcal está indicado para tratar o excesso de potássio no sangue em casos de diminuição da função dos rins.
Este remédio poderá ser administrado por via oral, na forma de sachê, ou por via retal, na forma de pó para enema:
Sorcal em sachê
O Sorcal 900mg deve ser preparado no momento do uso e não deve ser guardado, pois perde suas propriedades ao longo do tempo. As doses devem ser definidas pelo médico e, normalmente, são:
Os sachês devem ser preparados em 20 a 100 ml de água, dependendo da dose.
Sorcal pó retal
As doses variam de acordo com a idade:
O Sorcal não poderá ser utilizado em pessoas com problemas nas glândulas que produzem paratormônio, o hormônio que regula o metabolismo do cálcio, doenças no sangue, sarcoidose, uma doença de causa desconhecida e na qual se acumulam pequenos nódulos nos tecidos, câncer metastático com insuficiência renal e elevada taxa de cálcio no sangue, cálculo renal ou elevada taxa de cálcio no sangue de qualquer origem.
O uso deste remédio, pode causar diminuição de alguns minerais do organismo, especialmente magnésio, sódio e potássio. Por este motivo, este efeito deve ser cuidadosamente controlado por determinações frequentes dos valores dos sais no sangue a cada 24 horas, pela avaliação da condição clínica da pessoa e por um exame ao coração
O Sorcal deverá ser utilizado com cuidado em grávidas e pessoas com insuficiência renal ou diabetes, já que contém açúcar na sua composição.
Cada grama de Sorcal contém:
Poliestirenossulfonato de cálcio____________________900mg
equivalente a aproximadamente 3,6 - 4,4 mEq de cálcio
(Excipientes: sacarose e ácido cítrico anidro).
Este medicamento é uma resina que funciona trocando o cálcio presente da sua composição pelo potássio do organismo. Atua principalmente no intestino grosso liberando parcialmente o cálcio e recebendo o potássio que, então, é eliminado juntamente com as fezes.
Em caso de administração excessiva de Sorcal, deve-se recorrer ao uso de laxantes ou lavagens retais para retirar o medicamento do organismo e impedir a ocorrência de prisão de ventre.
A superdose de Sorcal poderá provocar alta concentração de cálcio e diminuição de potássio no sangue. Nestes casos, deve-se ir ao hospital para normalizar os níveis destes sais no sangue.