O Stezza é um anticoncepcional utilizado para prevenir a gravidez.
Os comprimidos devem ser tomados todos os dias aproximadamente no mesmo horário independentemente das refeições. Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido, conforme necessário, e na ordem estabelecida na cartela. São fornecidos adesivos marcados com os 7 dias da semana. A mulher deve escolher o adesivo que começa com o dia em que ela começa a tomar os comprimidos e colá-lo na cartela.
Como começar a tomar Stezza:
Deve-se começar a tomar os comprimidos no primeiro dia do ciclo natural da mulher. Fazendo assim, nenhuma medida anticonceptiva adicional é necessária. Pode-se começar nos dias 2-5, mas deve-se usar preservativo nos primeiros 7 dias de tomada de comprimidos brancos sem interrupção. (
A mulher deve iniciar Stezza de preferência no dia seguinte ao da administração do último comprimido ativo utilizado anteriormente, ou o mais tardar, no dia seguinte ao do intervalo habitual sem tratamento ou do comprimido placebo de seu tratamento anterior. No caso de anel vaginal ou adesivo transdérmico, a mulher deve iniciar o uso de Stezza, de preferência no dia da retirada do anel ou do adesivo, ou o mais tardar, no dia em que a aplicação seguinte deveria ser realizada.
A troca da minipílula pode ser feita em qualquer dia e Stezza deve ser iniciado no dia seguinte. O Implante ou o SIU podem ser retirados em qualquer dia e a troca por Stezza deve ser feita no dia de sua retirada. No caso de medicamento injetável, deve-se iniciar o uso de Stezza no dia em que seria administrada a próxima injeção. Em todos esses casos, deve-se usar preservativo nos 7 dias de tratamento ininterrupto com os comprimidos brancos ativos.
Para saber o que fazer após um aborto ou parto, deve-se falar com o médico.
Veja também o que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres nas seguintes condições:
Se qualquer uma destas condições ocorrerem pela primeira vez enquanto a mulher estiver usando Stezza, deve-se interromper o tratamento e informar o médico.
Este medicamento também não deve ser utilizado durante a gravidez e lactação.
Antes de iniciar o tratamento com este anticoncepcional, deve-se informar o médico caso a pessoa tenha angioedema hereditário, história pessoal ou familiar de câncer de mama, epilepsia, doença hepática ou da vesícula biliar, diabetes, depressão, doença de Crohn ou colite ulcerativa, lúpus eritematoso sistêmico, síndrome urêmica hemolítica, anemia falciforme, concentrações elevadas de ácidos graxos no sangue, se teve uma condição que ocorreu pela primeira vez ou piorou durante a gravidez ou uso prévio de hormônios sexuais, herpes gestacional, coreia de Sydenham, se tem ou teve cloasma, se precisar passar por uma cirurgia ou imobilização prolongada
Além disso, também se deve informar o médico acerca de todos os medicamentos que se esteja tomando.
Caso esteja a tomar antibiótico, veja aqui se corta o efeito de Stezza.
Cada comprimido revestido branco contém:
Acetato de nomegestrol__________________________2,5 mg
Estradiol _____________________________________1,5 mg
Excipientes_________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, talco, estearato de magnésio, sílica coloidal anidra, álcool polivinílico, dióxido de titânio e macrogol).
Cada comprimido revestido amarelo contém:
Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, talco, estearato de magnésio, sílica coloidal anidra, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro preto.
Todos os 24 comprimidos brancos são comprimidos ativos que contêm uma pequena quantidade de dois hormônios femininos diferentes: o acetato de nomegestrol, que é um progestagênio, e o estradiol, o estrogênio natural.
Estes hormônios atuam basicamente por meio da inibição da ovulação, além de provocar alterações nas características físico-químicas do endométrio e do muco cervical.