Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Strepsils

Princípio Ativo: Flurbiprofeno

Tipo de Medicamento: Analgésicos

Bula

Para que serve?

O Strepsils pastilhas é indicado para inflamação da garganta, proporcionando alívio sintomático por cerca de 3 horas.

Posologia

Em adultos e crianças com 12 anos ou mais, dissolver uma pastilha lentamente na boca, a cada 3 a 6 horas, ou conforme necessidade, não excedendo um máximo de 5 pastilhas em um período de 24 horas e evitando utilizar por mais de 3 dias:

Estas pastilhas devemser administradas na boca, devendo ser movimentada pela boca enquanto é dissolvida.

Se ocorrer irritação da mucosa, o tratamento deve ser descontinuado.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Strepsils são calor e sensação de queimação na boca, tontura, dor de cabeça, sensação de formigamento, irritação na garganta, diarreia, ulceração na boca, náusea e dor na região da boca e da faringe.

Contraindicação

O Strepsils não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade ao flurbiprofeno ou a qualquer componente da fórmula, hipersensibilidade prévia ao ácido acetilsalicílico ou outros AINES, existência ou histórico de úlcera péptica ou hemorrágica, ulceração intestinal, histórico de sangramento ou perfuração gastrointestinal, colite grave, distúrbios hemorrágicos ou hematopoéticos relacionados com terapia prévia com AINEs, gravidez, amamentação e falência cardíaca, renal ou hepática graves.

Pacientes com problemas hereditários de intolerância à frutose, má absorção de glicose-galactose ou insuficiência de sucrase-isomaltase não devem tomar este medicamento.

Este medicamento também é contraindicado em crianças menores de 12 anos.

Avisos e Cuidados

O Strepsils pastilhas deve ser utilizado com cautela em pessoas com asma brônquica ou histórico prévio de asma brônquica, pois pode haver precipitação de broncoespasmo.

Deve-se ter cautela na administração deste medicamento a idosos, a pacientes com hipertensão ou com potencial para hemorragia anormal.

Os efeitos colaterais podem ser minimizados administrando-se a dose mínima efetiva por um curto período de tempo.

O Strepsils pastilhas não deve ser administrado com outros anti-inflamatorios não esteroidais.

Deve-se consultar um médico imediatamente se sinais de infecção bacteriana ocorrerem ou piorarem durante o tratamento com Strepsils pastilhas, pois, em casos isolados, pode ocorrer uma exacerbação de inflamações infecciosas.

Atenção diabéticos: este medicamento contém sacorose.

Composição

Cada pastilha contém:

Flurbiprofeno__________________________________8, 75 mg

Excipientes_____________________________q.s.p. 1 pastilha

(Excipientes: macrogol 300, hidróxido de potássio, essência de limão, levomentol, glicose, sacarose, mel e água purificada).

Mecanismo de ação

O Strepsils é composto por flurbiprofeno, um anti-flamatório não esteroidal que possui potentes propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias.

O alívio da dor, redução na dor e inchaço da garganta inicia-se em cerca de 30 minutos após administrar uma pastilha e a duração da ação é de cerca de 3 horas.

Superdosagem

Em caso de superdosagem podem ocorrer náuseas, vômitos e dor epigástrica, e mais raramente, diarreia.

Nestes casos, deve-se ir ao médico.