Supositório De Glicerina
Princípio Ativo: Glicerol
Tipo de Medicamento: Laxante
Bula
Para que serve?
Supositório de Glicerina (glicerol) é um laxante (medicamento que popularmente “solta o intestino”) indicado no tratamento e/ou prevenção da prisão de ventre (obstipação) e tem a finalidade de provocar a
evacuação (eliminação das fezes).
Posologia
Para auxiliar o amolecimento das fezes os adultos devem ingerir de 6 a 8 copos de água diários. O supositório pode ser umedecido com água antes de ser colocado no reto. Após a introdução o paciente deve procurar retê-lo (“segurá-lo” dentro do reto) até que venha a vontade de evacuar. Em bebês recomenda-se introduzir a parte mais fina e segurar a outra extremidade com os dedos até que haja a evacuação.
De um modo geral, o efeito desejado (evacuação) é alcançado alguns minutos após a introdução do supositório no reto. Pode-se deixar o supositório atuar por 15 a 30 minutos. Não é necessário que o produto se dissolva completamente para que produza o efeito desejado.
Usar um supositório ao dia quando necessário ou a critério médico.
Efeitos Colaterais
Raramente ocorrem reações adversas advindas do uso de laxantes hiperosmóticos, podendo incluir cólica, diarreia, formação de gases e sede.
Podem ocorrer desconforto retal, aumento do fluxo sanguíneo retal (aumento da quantidade de sangue que irriga o reto) e irritação local.
Contraindicação
Supositório de Glicerina não deve ser utilizado em pacientes com hipersensibilidade (alergia) a qualquer componente da fórmula e não deve ser utilizado por pacientes com apendicite (inflamação do apêndice),
hemorragia retal não diagnosticada (sangramento no intestino sem origem), obstrução intestinal ou que estejam se recuperando de uma cirurgia retal.
Avisos e Cuidados
Não utilize laxantes por mais de uma semana sem orientação médica.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Este medicamento pode causar doping.
Composição
Glicerol, ácido esteárico, hidróxido de sódio e cloreto de sódio.
Armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da umidade.
Mecanismo de ação
O glicerol é classificado como laxante hiperosmótico (medicamento que induz a evacuação por tornar as fezes mais líquidas, com maior teor de água, o que estimula os movimentos de contração dos intestinos e a evacuação). O glicerol também lubrifica e amolece as fezes impactadas (paradas há muito tempo no intestino e, por isso, muito duras).
Superdosagem
Mesmo com o emprego de superdose durante períodos prolongados, não foram detectadas manifestações colaterais clinicamente importantes.
Em caso de esquecimento
Caso você se esqueça de usar o supositório de glicerina no horário estabelecido pelo seu médico, use-o assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de usar a próxima dose, pule a dose esquecida e use a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não use o medicamento duas vezes para compensar doses esquecidas. O esquecimento da dose pode comprometer o resultado do tratamento.