O Sustrate é indicado para o tratamento de episódios agudos na angina pectoris.
Além disso, também pode ser usado na prevenção de crise aguda de angina produzido por exercícios em pacientes com insuficiência coronariana crônica.
Este remédio deve ser administrado debaixo da lingua na dose de 10 mg, três ou quatro vezes ao dia, não excedendo os 40 mg em 24 horas.
O comprimido deve ser dissolvido sob a língua ou na cavidade bucal no primeiro sinal de crise aguda de angina. A dose pode ser repetida a cada 5 minutos aproximadamente, até que o alívio seja obtido. Se a dor persistir após um total de 3 comprimidos em um período de 15 minutos, deve-se ir imediatamente ao médico.
O Sustrate também pode ser usado de forma preventiva, 5 a 10 minutos antes de iniciar atividades físicas o que pode precipitar uma crise aguda com base na experiência prévia dos pacientes.
O Sustrate é contraindicado em pessoas com alergia ao propatilnitrato ou ou a qualquer um dos ingredientes do medicamento.
Além disso, o Sustrate também não deve ser usado em pessoas com glaucoma, anemia grave, trauma craniano, aumento na pressão intracraniana, hemorragia cerebral, infarto agudo do miocárdio, e insuficiência cardíaca congestiva.
A administração de Sustrate também é contraindicado em pessoas que estão utilizando citrato de sildenafila ou outros inibidores da 5-fosfodiesterase. A utilização de nitrato em até 24 horas após o uso de sildenafila ou a administração de sildenafila em pacientes que receberam nitrato em 24 horas tem sido associada à hipotensão profunda, infarto do miocárdio e, até mesmo, morte.
O Sustrate deve ser prescrito com cautela em pessoas com depleção de volume, hipotensão, deficiência renal ou hepática graves, hipotiroidismo, desnutrição ou hipotermia.
Assim como a tolerância às outras formas de nitratos, o efeito de nitrato sublingual na tolerância ao exercício, ainda que observado, é desprezível.
Cada comprimido de Sustrate contém:
Propatilnitrato___________________________________10 mg
Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipienetes: amido, lactose, dióxido de silício, talco e estearato de magnésio).
O propatilnitrato é um vasodilatador com propriedades similares às da nitroglicerina, que induz uma leve ou nenhuma redução da resistência vascular periférica nos pacientes normotensos e induz uma dilatação potente da capacitação dos vasos na periferia.
A síncope deve ser tratada mantendo-se o paciente em uma posição recumbente com a cabeça abaixada.
As intoxicações graves devem ser tratadas com aspiração e lavagem gástrica e administração de oxigênio com respiração assistida, se necessário.
Se ocorrer metemoglobinemia, deve-se administrar 1 a 4 mg/Kg de peso corporal de azul de metileno através de injeção endovenosa. A circulação pode ser mantida com infusões de plasma ou soluções de eletrólitos adequados.