Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Armazenamento
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Tagrisso

Princípio Ativo: mesilato de osimertinibe

Bula

Para que serve?

É indicado para tratar o câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC) em fase avançada ou que está piorando, mesmo após tratamento anterior.

Posologia

A dose recomendada de TAGRISSO, quando ingerido sozinho ou quando ingerido com pemetrexede e uma quimioterapia à base de platina, é de 80 mg, uma vez ao dia, até progressão da doença ou toxicidade inaceitável no tratamento de câncer de pulmão localmente avançado ou metastático e, até recorrência da doença ou toxicidade inaceitável no tratamento adjuvante após remoção cirúrgica do tumor para prevenção do retorno do câncer.

Deve ser tomado todos os dias à mesma hora, com um copo de água e com ou sem alimentos. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Efeitos Colaterais

REAÇÃO MUITO COMUM (ocorre em 10% ou mais dos pacientes que utilizam este medicamento): diarreia, inflamações e úlceras na boca (estomatite), erupções na pele, pele seca, inflamação do tecido ao redor das unhas (paroníquia), prurido (coceira), número de plaquetas e de células do sangue diminuído (leucócitos, linfócitos e neutrófilos).

REAÇÃO COMUM (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): alterações nos pulmões (doença pulmonar intersticial), epistaxe (sangramento nasal), síndrome mão-pé (vermelhidão, inchaço e dor nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés), alopecia (queda de cabelos), aumento da creatinina no sangue e irritação na superfície da pele caracterizada por vergões salientes, vermelhos ou da cor da pele, e que causam coceira (urticária), aumento da enzima creatina fosfoquinase no sangue (enzima liberada no sangue quando o músculo é danificado), pele acinzentada ou escurecida (hiperpigmentação), prolongamento do intervalo QTc (alteração cardíaca).

REAÇÃO INCOMUM (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): ceratite (alterações oculares, como sensibilidade à luz, dor nos olhos e/ou olhos vermelhos, visão turva), eritema multiforme (condição da pele associada a uma reação de hipersensibilidade caracterizada inicialmente por febre e mal estar geral), vasculite cutânea (inflamação dos pequenos e médios vasos sanguíneos da pele que pode causar manchas avermelhadas) e intensa formação de bolhas ou descamação da pele (sugestivo de necrólise epidérmica tóxica).

REAÇÃO RARA (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): intensa formação de bolhas ou descamação da pele (sugestivo de síndrome de Stevens-Johnson), febre persistente, hematomas ou ocorrência de sangramentos com maior facilidade, aumento do cansaço e diminuição da capacidade de combater infecções (sugestivo de anemia aplásica, quando a medula óssea para de produzir novas células sanguíneas).

Contraindicação

Não deve ser usado por crianças com menos de 18 anos, durante a amamentação ou na gravidez. Também não deve ser usado em caso de alergia a qualquer componente da fórmula.

Você não deve tomar TAGRISSO se estiver tomando Erva de São João (Hypericum perforatum)

Avisos e Cuidados

Antes de iniciar o tratamento, deve-se informar o médico sobre história anterior de inflamação no pulmão ou problemas cardíacos, assim como uso de outros medicamentos para verificar a existência de possíveis interações.

Além disso, este medicamento não deve ser ingerido com chá de erva de são joão.

Composição

Tagrisso contém em cada comprimido:

Mesilato de osimertinib __________________80 mg ou 40 mg

Excipientes _______________________________ comprimido

(Excipientes: manitol, celulose microcristalina, hidroxipropilcelulose de baixa substituição, estearilfumarato de sódio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol 3350, talco, óxido de ferro amarelo, óxido de ferro vermelho, óxido de ferro preto).

Armazenamento

TAGRISSO deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C a 30°C)

Mecanismo de ação

TAGRISSO funciona bloqueando o EGFR (Receptores do Fator de Crescimento Epidérmico) e pode ajudar a retardar ou parar o crescimento do câncer de pulmão. Ele também pode ajudar a reduzir o tumor. Pode, ainda, ajudar a prevenir o retorno do tumor após sua remoção cirúrgica..

TAGRISSO será somente prescrito por um médico experiente no uso de medicamentos contra o câncer. Se você tiver qualquer dúvida sobre como TAGRISSO funciona ou porquê este medicamento foi prescrito, pergunte ao seu médico.

Superdosagem

No caso de se tomar dose superior à indicada, deve-se ir imediatamente ao hospital e consultar o médico para avaliar a necessidade de avaliar algum tratamento específico.

Em caso de esquecimento

Se você esquecer de tomar uma dose de TAGRISSO, você só poderá tomar a dose esquecida se faltar mais de 12 horas para a próxima dose. Se faltar menos de 12 horas para a próxima dose, você não deve tomar a dose esquecida, devendo esperar o horário da próxima dose. Não tome uma dose em dobro (dois comprimidos ao mesmo tempo) para compensar uma dose esquecida.

Laboratório

AstraZeneca do Brasil Ltda.