Princípio Ativo: Etinilestradiol
Tipo de Medicamento: Anticoncepcionais
Indicado para prevenir a gravidez.
Tomar um comprimido por dia, aproximadamente à mesma hora, e no dia da semana respetivo ao indicado na cartela, isto é, se se começar o tratamento no Sábado, deve-se tomar o comprimido correspondente a esse dia.
Cada cartela deve ser tomada por 21 dias e, terminado esse período, deve-se fazer uma pausa de 7 dias onde poderá surgir menstruação. Iniciar nova cartela no oitavo dia, independentemente de ter cessado ou não o sangramento.
Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, depressão ou alterações de humor e dor nas mamas.
Não usar em caso de suspeita de gravidez ou durante a gestação, período de amamentação ou por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.
É ainda contraindicado em caso de histórico de trombose, problemas na coagulação do sangue, diabetes, doença no fígado, câncer de mama, sangramento vaginal sem explicação e mau funcionamento de rins.
Este contraceptivo não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, sífilis ou gonorreia.
Cada drágea contém:
Gestodeno ______________________________ 75 mcg
Etinilestradiol ____________________________ 20 mcg
Excipientes _____________________________ 1 drágea
(Excipientes: lactose anidra, butil hidroxi anisol, propil galato, ácido cítrico anidro, celulose microcristalina, laurilsulfato de sódio, polivinilpirrolidona, estearato de magnésio, sacarose, carbonato de cálcio, talco, polietilenoglicol, dióxido de titânio, goma acácia, goma xantana, corante eritrosina).
Tamisa 20 contém dois hormonios femininos, o gestodeno e o etinilestradiol, que têm função semelhante aos hormonios naturais, inibindo a ovulação e alterações na secreção do útero, evitando a gravidez.
A superdosagem pode causar náuseas e vômitos e hemorragia por supressão pode ocorrer em mulheres. Nesta situação, deve-se contactar o médico imediatamente.
SAC: 0800 704 3876