Tandrilax é indicado no tratamento do reumatismo, onde a dor e o inchaço das articulações são as queixas principais.
Este remédio tem como principais indicações os processos inflamatórios degenerativos dos reumatismos, crises de gota, estados inflamatórios pós-operatórios e pós-traumáticos, e como coadjuvante de quadros inflamatórios e infecciosos.
Como regra geral, a dose mínima diária recomendada é de um comprimido a cada 12 horas e a duração do tratamento deve ser a critério médico.
Devem ser administradas as mais baixas doses eficazes e, sempre que possível, a duração do tratamento não deve ultrapassar 10 dias.
O Tandrilax está contra-indicado em pessoas com hipersensibilidade a quaisquer dos componentes da fórmula, com insuficiência cardíaca, hepática ou renal grave e hipertensão arterial grave.
Além disso, este medicamento também não é indicado para crianças abaixo de 14 anos, com exceção de casos de artrite juvenil crônica.
O Tandrilax não deve ser usado em mulheres grávidas e lactantes.
A possibilidade de reativação de úlceras pépticas requer avaliação cuidadosa quando houver história de dispepsia, hemorragia gastrintestinal ou úlcera péptica.
Nas indicações do tandrilax por períodos superiores a dez dias, deve ser realizado hemograma e provas de função hepática antes do início do tratamento.
Em pacientes portadores de doenças cardiovasculares, a possibilidade de ocorrer retenção de sódio e edema deve ser considerada.
Observando-se reações alérgicas pruriginosas ou eritematosas, febre, icterícia, cianose ou sangue nas fezes, a medicação deve ser imediatamente suspensa.
Cada comprimido contém:
Cafeína________________________________________30 mg
Carisoprodol___________________________________125 mg
Diclofenaco sódico_______________________________50 mg
Paracetamol___________________________________300 mg
Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: amido, celulose microcristalina, estearato de magnésio, crospovidona, corante amarelo FDC nº 6 laca de alumínio, dióxido de silício e fosfato de cálcio dibásico).
Tandrilax apresenta ação relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica.
Os efeitos tóxicos da cafeína, primordialmente excitação do Sistema Nervoso Central, taquicardia e extra-sístoles, só ocorrem em dosagens extremamente elevadas, assim a possibilidade de toxicidade significativa, devido a este componente do é muito improvável.
Os efeitos tóxicos do carisoprodol podem resultar em torpor, coma, choque e depressão respiratória, sendo indicadas as medidas gerais de tratamento sintomático e de suporte.
O tratamento de intoxicação aguda com agentes anti-inflamatórios não-esteróides como o diclofenaco sódico consiste essencialmente em medidas sintomáticas e de suporte.
O paracetamol em doses maciças pode causar hepatotoxicidade, que pode não se manifestar até 48 a 72 horas após a ingestão.
Na suspeita de superdosagem, proceder o esvaziamento gástrico por lavagem ou indução do vômito.