Princípio Ativo: Nitazoxanida
Tipo de Medicamento: Antiparasitário
A Tanisea tem na sua composição nitazoxanida, que é indicado para tratamento de gastroenterites virais provocadas por rotavírus e norovírus, helmintíases provocadas por Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Trichuris trichiura, Taenia sp e Hymenolepis nana, amebíase, para tratamento da diarreia por amebíase intestinal aguda ou disenteria amebiana causada pelo complexo Entamoeba histolytica/díspar, giardíase, para tratamento da diarreia causada por Giardia lamblia ou Giardia intestinalis, criptosporidíase, para tratamento da diarreia causada por Cryptosporidium parvum, blastocistose, balantidíase e isosporíase, causadas, respectivamente, por Blastocistis hominis, Balantidium coli e Isospora belli.
A posologia depende do problema a tratar e da forma farmacêutica a ser utilizada.
Cápsulas:
A dose recomendada para o tratamento de gastroenterites virais causadas por rotavírus e norovírus, helmintíases, amebíase, giardíase, isosporíase, balantidíase, blastocistose e criptosporidíase em pacientes sem imunodepressão é de 1 comprimido a cada 12 horas, por três dias consecutivos.
A dose recomendada para o tratamento da criptosporidíase em pacientes imunodeprimidos, se a contagem de CD4 for superior a 50 células/mm3, é de 1 ou 2 comprimidos, a cada 12 horas, durante 14 dias consecutivos. Se a contagem de CD4 for inferior a 50 células/mm3, a medicação deve ser mantida por, no mínimo, 8 semanas ou até desaparecimento dos sintomas e negativação dos oocistos.
Pó para suspensão oral:
A suspensão dever ser preparada antes de utilizar.
A dose recomendada para o tratamento de gastroenterites virais causadas por rotavírus e norovírus, helmintíases, amebíase, giardíase, isosporíase, balantidíase, blastocistose e criptosporidíase em pacientes sem imunodepressão é de 0, 375 mL por kg, a cada 12 horas, por três dias consecutivos.
Para o tratamento da criptosporidíase em pacientes imunodeprimidos, se a contagem de CD4 for superior a 50 células/mm3, é de 0, 375 mL, a cada 12 horas, durante 14 dias consecutivos. Se a contagem de CD4 for inferior a 50 células/mm3, a medicação deve ser mantida por, no mínimo, 8 semanas ou até desaparecimento dos sintomas e negativação dos oocistos.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer são dor abdominal e cólicas, diarreia, náuseas, vômitos e dor de cabeça.
O Tanisea não deve ser utilizado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula e em pessoas com diabetes, doenças no fígado ou nos rins.
Este medicamento também é contraindicado para grávidas e lactantes, a não ser que seja recomendado pelo médico.
O medicamento Tanisea em suspensão oral é contraindicado para menores de 1 ano e o Tanisea em comprimidos não deve ser usado em crianças com menos de 12 anos.
Conheça outros remédios antiparasitarios.
Devem ser adoptadas medidas de higiene para combater as parasitoses, como lavar bem frutas, verduras e utensílios domésticos, manter os alimentos e depósitos de água cobertos, manter as mãos sempre limpas e as unhas cortadas, evitar levar as mãos à boca, utilizar água tratada, filtrada ou fervida e não beber água em recipientes impróprios, manter locais adequados para depósito de fezes humanas ou de animais, manter as instalações sanitárias limpas, não utilizar fezes humanas como adubo, evitar comer carne suína e/ou bovina crua ou mal cozida ou de procedência duvidosa e evitar andar descalço em locais possivelmente infectados.
Cada comprimido revestido contém:
Nitazoxanida________________________________500 mg
Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido
(Excipientes: amido, hipromelose, sacarose, amidoglicolato de sódio, água, talco, estearato de magnésio, álcool isopropílico, macrogol, óxido de ferro amarelo, dióxido de titânio, Eudragit L100, acetona e citrato de trietila).
Cada mL da suspensão reconstituída contém:
Nitazoxanida _________________________________20 mg
Excipientes_______________________________q.s.p. 1 mL
(Excipientes: benzoato de sódio, sacarose, goma xantana, celulose microcristalina, carmelose sódica, ácido cítrico, citrato de sódio di-hidratado, corante vermelho nº 33 e essência de morango).
A nitazoxanida age contra protozoários por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita.
O mesmo parece ocorrer em relação aos vermes, embora outros mecanismos, ainda não totalmente esclarecidos, possam estar envolvidos.
A ação sobre vírus dá-se através da inibição da síntese da estrutura viral, bloqueando a capacidade do vírus para se multiplicar.
O tempo médio de ação do medicamento é de duas a quatro horas após a ingestão.
Em caso de superdose, pode ocorrer exacerbação dos efeitos colaterais. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao médico.
- SAC 0800 701 6900