Bula
Para que serve?
No tratamento sintomático das seguintes doenças inflamatórias e degenerativas dolorosas do sistema músculo-esquelético: artrite reumatóide; osteoartrite; osteoporose; espondilite anquilosante; afecções extra-articulares como tendinite, bursite, periartrite dos ombros ou dos quadris; gota aguda, distensões ligamentares e entorses; dor pós-operatória.
Posologia
Comprimidos Revestidos: A posologia usual é de 20mg (1 comprimido revestido) em dose única, sempre a mesma hora, todos os dias. Nas crises de gota aguda, a dose recomendada é de 40mg (2 comprimidos revestidos), uma vez ao dia, durante 2 dias, seguida de 20mg (1 comprimido revestido) para manutenção do tratamento, durante os próximos 5 dias.
Injetável: A posologia usual é de 20mg em dose única, sempre a mesma hora, todos os dias. Na dor pós-operatória a dose recomendada é de 40mg, uma vez ao dia, durante 5 dias. Nas crises de gota aguda, a dose recomendada é de 40mg, uma vez ao dia, durante 2 dias, seguida de 20mg durante os próximos 5 dias.
Ao conteúdo de um frasco-ampola de Tenoxicam deve-se adicionar o contéudo de uma ampola de diluente (2ml de água para injeção). A solução assim preparada deve ser imediatamente utilizada por via intramuscular ou endovenosa. Não é recomendada a administração através de infusão endovenosa.
Contraindicação
O uso do Tenoxicam é contra-indicado em pacientes com úlcera péptica ativa; hemorragia gastrointestinal; distúrbios hepáticos e renais graves; insuficiência cardíaca grave; hipertensão arterial severa; alterações hematológicas; gravidez confirmada ou suspeita; lactação e pacientes pediátricos. Também é contra-indicado a pacientes que tenham demonstrado hipersensibilidade à droga. Existe potencial de sensibilidade cruzada ao ácido acetilsalicílico e outras drogas antiinflamatórias não esteróides; portanto, não deve ser administrado em pacientes que desenvolveram asma, pólipo nasal, angioedema ou urticária após o uso de ácido acetilsalicílico ou outros AINES.
Composição
Comprimido Revestido
Cada comprimido revestido contém:
Tenoxicam 20mg
Excipientes: lactose, amido, croscarmelose sódica, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio, hipromelose, dióxido de titânio, goma laca, óxido de ferro amarelo.
Pó Liofilizado Para Solução Injetável
Cada frasco-ampola contém:
Tenoxicam 20mg
Excipientes: fosfato de sódio, manitol.
Cada ampola de diluente contém:
Água para injeção 2 ml
Superdosagem
Em caso de superdosagem ou suspeita de tal, deve-se interromper o tratamento. Nenhum antídoto específico é conhecido até o momento. A superdosagem deve ser controlada através de medidas que visem reduzir a absorção e acelerar a eliminação da droga. Distúrbios gastrointestinais podem ser tratados com antiácidos e com medicamentos antagonistas dos receptores H2. Se necessário, a eliminação do Tenoxicam pode ser significamente acelerada através da administração de três doses de 4g de colestiramina.