Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Laboratório
‌

Tetraciclina 500 Mg

Princípio Ativo: Cloridrato de Tetraciclina

Tipo de Medicamento: Antibiótico

Bula

Para que serve?

Tetraciclina 500 mg é um antibiotico indicado no tratamento de infecções causadas por organismos sensíveis à tetraciclina, em adultos.

Posologia

Geralmente, a dose recomendada pode ser de 500 mg, 1 comprimido, administrado de 6 em 6 horas, ou de 1 grama administrado de 12 em 12 horas. As doses recomendadas e a duração do tratamento com Tetraciclina devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

No tratamento do da acne, a dose recomendada pode variar de 500 mg a 2 g por dia, administradas em doses divididas ao longo do dia.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Tetraciclina podem incluir náusea, vômito, diarreia, candidíase oral ou sapinho, infeção na vagina, coceira anal, língua escura, colite pseudomembranosa com sintomas como diarreia, dor abdominal, náusea, pele sensível à luz solar ou descoloração dos dentes em formação.

Saiba como tomar antibiotico sem ter diarreia.

Contraindicação

Tetraciclina está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando e para pacientes com alergia às tetraciclinas ou a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Tetraciclina, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pretender administrar o remédio a crianças com menos de 8 anos de idade, tiver historial de alergias, incluindo alergia ao ácido acetilsalicílico ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo contraceptivos orais ou medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Tetraciclina pode ocorrer o crescimento de organismos não sensíveis ao Cloridrato de Tetraciclina, que podem causar infecções secundarias indesejadas. Além disso, Tetraciclina 500 mg contém o corante amarelo de Tartrazina, um composto que pode causar reações alérgicas graves, incluindo asma brônquica.

Durante o tratamento com Tetraciclina deve evitar a exposição solar excessiva, pois este medicamento pode causar sensibilidade à luz solar.

O tratamento com Tetraciclina 500 mg​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Tetraciclina 500 mg por cada cápsula contém:

Cloridrato de tetraciclina _________________________ 500 mg
Excipiente __________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: dióxido de silício coloidal, talco, laurilsulfato de sódio e estearato de magnésio).

Mecanismo de ação

Tetraciclina tem na sua composição Cloridrato de Tetraciclina, um composto que pertence à classe das tetraciclinas, que são agentes bacteriostáticos que inibem ou impedem o desenvolvimento de bactérias.

A Tetraciclina age sobre uma vasto número de micro-organismos, e atua através da inibição da síntese de proteínas em bactérias sensíveis ao Cloridrato de Tetraciclina.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Tetraciclina​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Laboratório

Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.:

- SAC: 0800 709 9333