Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Thiaben

Bula

Para que serve?

Thiaben comprimido ou Thiaben suspensão oral é indicado para vermes no tratamento da estrongiloidíase, da Larva migrans cutânea e visceral, em adultos e crianças.

Posologia

Geralmente, a dose recomendada de Thiaben para adultos e crianças é de 50 mg por cada 1 kg de peso, por dia, dividida em duas tomas distintas. Thiaben deve ser engolido com água, sem partir ou mastigar, e acompanho de alimentos.

A dose diária recomendada nunca deve exceder 3 g, 6 comprimidos de Thiaben comprimido ou 60 ml de Thiaben suspensão oral, independentemente do peso da pessoa.

A duração do tratamento deve ser indicada pelo seu médico pois depende do tipo e intensidade da parasitose e do quadro clínico do paciente.

Contraindicação

Thiaben está contraindicado para crianças com menos de 13 quilos e pacientes com alergia ao Tiabendazol ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, Thiaben suspensão oral está também contraindicado para portadores de diabetes.

Conheça outros remédios para o tratamento de infecções por verme.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Thiaben, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças nos rins ou fígado ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Thiaben não é indicado para o tratamento de infestações mistas, como Ascaris lumbricoides, pois pode provocar a migração do verme para outros locais do organismo.

Durante o tratamento com Thiaben, deve evitar dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode diminuir os reflexos.

O tratamento com Thiaben nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Thiaben comprimido por cada comprimido contém:

Tiabendazol __________________________________ 500 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido de milho, estearato de magnésio, povidona, croscarmelose sódica, celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico, glicerol, polissorbato 80).

Thiaben suspensão oral por cada 1 ml contém:

Tiabendazol ___________________________________ 50 mg

Veículos ________________________________ 1 comprimido

(Veículos: sacarose, goma xantana, celulose microcristalina, simeticona, polissorbato 80, metilparabeno, propilparabeno, benzoato de sódio, álcool etílico, aroma de caramelo, corante vermelho eritrosina, água purificada).

Mecanismo de ação

Thiaben é um medicamento que tem na sua composição Tiabendazol, um derivado benzimidazólico, que possui atividade anti-helmíntica de amplo espectro, atuando principalmente em parasitoses causadas por Strongyloides stercoralis, Ancylostoma braziliense, A. caninum, Toxocara canis e T. cati. Thiaben age inibindo a enzima fumarato redutase mitocondrial e interfere na polimerização dos microtúbulos do parasita.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Thiaben, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.