Princípio Ativo: Tinidazol
Tipo de Medicamento: Antibiótico
Indicado para tratar infeções gastrointestinais ou ginecológicas pós-operatórias, como infeções do peritoneu, útero ou vagina, tricomoníase urogenital feminina e masculina, giardíase ou amebíase intestinal.
A dose e duração de tratamento varia de acordo com a doença, a tratar, podendo ser:
Os comprimidos devem ser tomados durante ou após as refeições.
Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas, vômitos, tonturas, dor de cabeça, boca seca com sabor amargo ou metálico, alterações nos valores do exame de sangue e alergia na pele.
É contraindicado durante o primeiro trimestre da gravidez, o período de amamentação e em pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula. Não deve ser usado em caso de existir história de alterações nos valores do exame de sangue ou de doença neurológica ativa.
Durante o tratamento, deve-se realizar exame de sangue regularmente para verificar se os valores estão alterados.
Bebidas alcoólicas não devem ser consumidas durante o tratamento e até 3 dias após terminar o medicamento, pois podem ocorrer cólicas abdominais, náuseas, vômitos, cefaleia e vermelhidão do rosto.
Cada comprimido revestido de tinidazol contém:
tinidazol .................................................................500 mg
excipientes...................... q.s.p.............................. 1 comprimido
(celulose microcristalina, amido, estearato de magnésio, povidona, dióxido de titânio, macrogol, hipromelose e polissorbato 80)
Apresentação: comprimido revestido - embalagens com 4 e 8 comprimidos revestidos.
O Tinidazol é uma substância que tem ação nas bactérias e parasitas que causam infeção, causando a sua destruição e, consequentemente, diminuição dos sintomas associados à doença.
No caso de ingestão de dose superior à indicada, deve-se consultar o médico imediatamente.
- SAC: 0800 7298000.