Indicado no tratamento de epilepsia parcial, generalizada ou outros tipos de epilepsia.
A dose diária necessária varia de acordo com idade e peso:
A dosagem e duração do tratamento varia de pessoa para pessoa, devendo ser sempre indicada pelo médico.
É contraindicado em mulheres grávidas, crianças com menos de 20 kg ou em pacientes com alergia a qualquer componente da formulação.
Não deve ser administrado a pessoas que possuam alguma doença no fígado ou que já tiveram.
Antes de se iniciar o tratamento, deve-se informar o médico de quais as doenças que se tem e que tipo de medicação se está a tomar, de forma a verificar a existência de interações.
No caso de existir histórico de doença de fígado, o uso deste medicamento deve ser feito com precaução e sob orientação do médico. Pode surgir inflamação do pâncreas, surgindo sintomas como náusea, vômito e dor abdominal forte, sendo necessário consultar imediatamente o médico.
Em pacientes com epilepsia pode ocorrer recorrência de convulsões e tendências suicidas. O consumo de bebida alcoólica não é recomendado durante o tratamento.
Cada comprimido contém:
Valproato de sódio __________________ 300 mg ou 500 mg
- Equivalente a 199,8 mg ou 333 mg de valproato de sódio e 87,0 mg ou 145 mg de ácido valpróico, respectivamente.
Excipientes _____________________________ comprimido
(Excipiente: dióxido de silício coloidal, hipromelose, etilcelulose, sílica hidratada, sacarina sódica, glicerol, dióxido de titânio, eudragit E 100, eudragit NE 30D, macrogol e talco).
Torval CR contém na sua fórmula valproato de sódio que atua ao nível do sistema nervoso de forma a evitar que surjam crises epiléticas.
No caso de se ingerir dose superior à indicada, podem surgir vômito, diarreia, problemas respiratórios, perda de força e aparecimento de convulsões, devendo-se consultar o médico com urgência.