Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
‌

Tramal Retard

Princípio Ativo: Cloridrato de Tramadol

Tipo de Medicamento: Analgésicos

Bula

Para que serve?

O Tramal Retard é um remédio indicado para o alívio da dor de intensidade moderada a grave.

Posologia

Este medicamento deve ser tomado exatamente como orientado pelo médico. A dose deve ser ajustada à intensidade da dor. Em geral, a menor dose analgésica deve ser tomada.

A dose maxima de 400 mg não deve ser excedida, a menos que o medico indique o contrario. O tempo total de liberação do princípio ativo é de aproximadamente 12 horas.

A dose usual de Tramal Reatrd é de 100 mg, duas vezes ao dia, preferivelmente de manhã e à noite. O médico pode prescrever uma dose diferente, mais apropriada de Tramal, se necessário.

Em idosos acima de 75 anos, a excreção de tramadol pode ser atrasada e nestes casos, o médico pode recomendar um intervalo prolongado entre as doses.

Efeitos Colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Tramal Retard são tontura, dor de cabeça, sonolência, náusea, prisão de ventre, boca seca, vômito, aumento do suor e cansaço.

Alem disso, embora seja mais raro, podem tambem ocorrer palpitações, batimento cardiaco acelerado, sensação de desmaio ou colapso, problemas de estômago, diarreia, coceira e erupções da pele.

Contraindicação

O Tramal retard não deve ser usado em pessoas alérgicas ao tramadol ou a qualquer componente do medicamento, em casos de intoxicação aguda com álcool, que usem pílulas para dormir, analgesicos ou outras drogas psicotrópicas, que estejam tomando inibidores da MAO ou tiverem tomado nos últimos 14 dias antes do tratamento com Tramal, epileticos ou como um substituto na abstinência de narcóticos.

Alem disso, este remedio não deve ser usado em gravidas ou mulheres que estejam a amamentar.

Avisos e Cuidados

Antes de fazer o tratamento com Tramal Retard, a pessoa deve falar com o médico nas seguintes situações:

  • Se desconfia que é viciada em outros analgesicos;
  • Se sofre de transtornos de consciência;
  • Se está em estado de choque;
  • Se sofre de aumento da pressão no cérebro;
  • Se tiver dificuldade para respirar;
  • Se tiver uma tendência à epilepsia ou convulsões, porque o risco de uma convulsão pode aumentar;
  • Se sofrer de uma doença do fígado ou rim.

O Tramal pode levar à dependência física e psicológica. Quando é administrado por um longo período, o seu efeito pode diminuir, de modo a que seja necessário administrar doses mais altas.

Antes de usar tramal deve-se informar o médico ou farmacêutico se se estiver tomando, tomou recentemente ou poderá tomar qualquer outro medicamento.

Tramal pode causar sonolência, tontura e visão borrada e, portanto pode prejudicar as reações. Se a pessoa sentir que suas reações estão afetadas, não devem dirigir nenhum veículo, nem usar equipamentos elétricos ou operar máquinas.

Composição

Cada comprimido revestido de Tramal Retard contém:

Cloridrato de tramadol___________________________100 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, estearato de magnésio, hipromelose, propilenoglicol, sílica coloidal anidra, macrogol, talco e dióxido de titânio).

Mecanismo de ação

O cloridrato de tramadol, a substância ativa do Tramal, é um analgésico que pertence à classe dos opioides que age no sistema-nervoso central.

Desta forma alivia a dor agindo nas células nervosas específicas da medula espinhal e cérebro.

Superdosagem

A ingestão de doses muito altas, pode provocar pupilas muito contraídas, vômito, queda da pressão sanguínea, batimento cardíaco acelerado, colapso, distúrbios de consciência podendo levar ao coma, convulsões e depressão respiratória até parada respiratória.

Nestes casos, deve-se ir imediatamente ao médico.