Os comprimidos de Trazodona devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, durante ou logo após as refeições.
Adultos
A dose recomendada é de 50 a 150 mg, 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas, ou uma única tomada antes de dormir. Caso seja necessário, a dose pode ser aumentada em 50 mg por dia, de 3 em 3 ou 4 em 4 dias.
A dose máxima de Trazodona não deve exceder os 400 mg por dia, mas em casos excepcionais e severos, podem ser usadas doses diárias de 800 mg.
Idosos
Em pacientes idosos a dose recomendada é de 75 mg por dia, porém, caso necessário, esta dose pode ser gradualmente aumentada, com intervalos de 3 ou 4 dias.
Antes de usar Trazodona, deverá falar com o seu médico se, tiver mais de 65 anos, estiver a recuperar de um infarto do miocárdio, estiver a fazer terapia anti-hipertensiva, tiver distúrbios cardíacos ou se estiver a tomar outros medicamentos.
Os antidepressivos, como é o caso da Trazodona, podem afetar a capacidade mental e física, pelo que deve tomar especial cuidado caso tenha que dirigir veículos ou máquinas.
Durante o tratamento com Trazodona é aconselhado que realize regularmente exames de controle sanguíneo e que visite regularmente o médico.
Os resultados do tratamento com Trazodona podem ocorrer passadas 2 semanas de tratamento, no entanto, ás vezes, pode ser necessário um período mínimo de 30 dias para que sejam observados os efeitos terapêuticos desejados. O tratamento com Trazodona nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Cada comprimido de Trazodona contém:
Cloridrato de Trazodona __________ 50 mg, 100 mg ou 150 mg
Excipientes _______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: Fosfato de cálcio tribásico, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, lactose, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose, polietilenoglicol e dióxido de titânio).
Trazodona atua no sistema serotoninérgico cerebral, aumentando a concentração de Serotonina, que é a substância neurotransmissora responsável por regular o humor, ajudando assim a reduzir os sintomas relacionados com a depressão.
Após a ingestão de uma dose oral de 150 mg de Trazodona, a concentração máxima do medicamento no organismo é alcançada num tempo máximo de 4 horas após a sua ingestão.
Em caso de toma excessiva de Trazodona, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Quando administrada em doses excessivas Trazodona pode causar os seguintes sintomas: sonolência, diminuição da coordenação muscular, náusea, vômito, priapismo, parada respiratória, ataques ou alterações de ECG.