Trisequens 2 Mg
Bula
Para que serve?
TRISEQUENS 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona) é indicado para o tratamento da síndrome de deficiência estrogênica, incluindo a prevenção da perda do conteúdo mineral ósseo em mulheres na pós-menopausa, com alto risco de apresentar fraturas.
Posologia
TRISEQUENS 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona) é um preparado trifásico de estrogênio e progestogênio, sendo que a primeira fase é representada por 12 comprimidos azuis (contendo 2 mg de 17b-estradiol cada), a segunda fase por 10 comprimidos brancos (contendo 2 mg de 17b-estradiol e 1 mg de acetato de noretisterona cada) e a terceira fase por 6 comprimidos vermelhos (contendo 1 mg de 17b-estradiol). A adição de progestogênio por 10 dias, durante cada ciclo, protege o endométrio de hiperestimulação induzida por estrogênio e induz, na maioria das mulheres, uma irrigação regular do endométrio.
Deve-se administrar diariamente, por via oral, 1 comprimido de TRISEQUENS 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona), sem interrupção. Se a paciente menstrua, o tratamento deverá ser iniciado no 5º dia após o início do sangramento. O tratamento das demais pacientes pode ser iniciado em qualquer dia.
Sangramentos de escape podem ocorrer, geralmente, durante a administração de comprimidos com dose baixa de estrogênio, ou seja, durante a administração dos 6 comprimidos vermelhos.
Portanto, a baixa concentração de estrogênio contida nos comprimidos vermelhos pode prevenir o reaparecimento de sintomas do climatério, sem suprimir o sangramento de escape.
O tratamento deve ser estabelecido com TRISEQUENS 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona). Caso a resposta clínica não seja satisfatória, pode-se instituir o tratamento com TRISEQUENS 4 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona). O tratamento com TRISEQUENS 4 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona) deve ser substituído por TRISEQUENS 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona), assim que se constatar que os sintomas podem ser atenuados com dosagens menores.
Instruções de uso
1. Use uma moeda para girar o disco interno (onde estão marcados os dias da semana), ajustando a posição da pequena lingüeta plástica ao dia da semana desejado.
2. O tratamento com TRISEQUENS 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona) consiste de três fases. Observe que o tratamento será iniciado com a ingestão de 1 comprimido azul.
Fase 1: Comprimidos azuis devem ser tomados nos primeiros 12 dias.
Fase 2: Comprimidos brancos devem ser tomados nos 10 dias intermediários.
Fase 3: Comprimidos vermelhos devem ser tomados nos últimos 6 dias.
Para retirar o primeiro comprimido, quebre a lingüeta plástica e retire o primeiro comprimido azul.
3. Diariamente, mova um espaço do disco plástico transparente, em sentido horário como indicado pela seta, retire o próximo comprimido e ingira-o.
O disco plástico transparente só pode ser movido após a retirada do comprimido que está na abertura.
Após o término do ciclo, inicia-se imediatamente o tratamento com outro disco de TRISEQUENS 2 mg (Estradiol - Acetato de noretisterona), seguindo as instruções citadas acima.
Composição
Cada comprimido azul contém:
Estradiol 2 mg
Excipientes q.s.p 1 comprimido
Excipientes: lactose monohidratada, amido de milho, gelatina, talco, estearato de magnésio, metilhidroxipropilcelulose, dióxido de titânio, azul FD6C nº 2 LACA, polioxietilenoglicol.
Cada comprimido branco contém:
Estradiol 2 mg
Acetato de noretisterona 1 mg
Excipientes q.s.p . 1 comprimido
Excipientes: lactose monohidratada, amido de milho, gelatina, talco, estearato de magnésio, metilhidroxipropilcelulose, triacetin.
Cada comprimido vermelho contém:
Estradiol 1 mg
Excipientes q.s.p .. 1 comprimido
Excipientes: lactose monohidratada, amido de milho, gelatina, talco, estearato de magnésio, metilhidroxipropilcelulose, dióxido de titânio, óxido de ferro vermelho, propilenoglicol.
Superdosagem
Em caso de superdosagem, poderá ocorrer náusea e vômito. não existe antídoto específico e o tratamento deverá ser sintomático.
Este produto é um novo medicamento e embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança, quando corretamente indicado, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis, ainda não descritas ou conhecidas. em caso de suspeita de reação adversa, o médico responsável deve ser notificado.