Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
‌

Ultrafer

Bula

Para que serve?

Ultrafer está indicado no tratamento das anemias ferroprivas e como preventivo da deficiência de ferro.

Posologia

Profilaxia da deficiência de ferro:
Lactentes e bebês até 1 ano de idade: uma gota por kg de peso por dia.

Crianças menores de 12 anos de idade (com peso corporal até 35 kg): 10 a 20 gotas por dia.

Adultos e crianças maiores de 12 anos de idade: 20 a 30 gotas por dia.

Tratamento das anemias ferroprivas
Lactentes e bebês até 1 ano de idade: duas gotas por kg de peso por dia.

Crianças menores de 12 anos de idade (com peso corporal até 35 kg): 20 gotas uma ou duas vezes por dia.

Adultos e crianças maiores de 12 anos de idade: 40 gotas uma ou duas vezes por dia.

Contraindicação

Ultrafer está contra-indicado em casos de hipersensibilidade ao ferro ou a qualquer componente da fórmula. Hemocromatose, hemosiderose, anemia hemolítica.

Avisos e Cuidados

Gravidez: Ultrafer pode ser administrado durante o período de gravidez e está indicado como suporte de aumento de ferro, caso que ocorre durante o segundo e terceiro mês de gravidez.

Os estudos de reprodução em animal não têm mostrado riscos para o feto e os estudos controlados em mulheres grávidas não tem mostrado riscos para mãe nem para o feto depois do primeiro trimestre de gravidez. Não existem elementos que sugiram algum risco da administração de ferro durante o primeiro trimestre de gravidez. Durante a gravidez Ultrafer deve ser administrado sob controle e prescrição médica.

Idosos: om as doses diárias recomendadas não se observou problemas neste tipo de pacientes. Entretanto, devido a uma possível diminuição das secreções gástricas a absorção de ferro deve ser menor. Pediátrico: não há relatos de problemas em bebês que administraram fero nas doses diárias sugeridas. É recomendável a administração em bebês acima de 4 meses de idade.

Lactantes: o leite materno contém ferro, porém não se conhece a quantidade desde mineral que passa para o feto, logo é pouco provável que a administração de Ultrafer produza algum efeito indesejável no lactante. Não há relatos de problemas derivados da administração de ferro nas doses terapêuticas recomendadas. Durante a lactância Ultrafer deve ser administrado sob controle e prescrição médica.

Composição

Cada ml contém:
Ferro elementar (como polimaltosado) ............ 50 mg
Excipientes: (Metilparabeno, propilparabeno , açúcar, polisorbato, essência de baunilha, essência de doce de leite, sacarose, água qsp .......... 1 ml