Uprima
Bula
Para que serve?
Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual está indicado no tratamento da disfunção erétil, que é a incapacidade de atingir ou manter a ereção peniana suficiente para um ato sexual satisfatório. A estimulação sexual é requerida para que Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual seja efetivo. Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual não está indicado para o uso em mulheres.
Posologia
Dose inicial: A dose inicial recomendada de Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual é 2 mg para todos os pacientes. Doses subseqüentes: Se necessário, a dose deve ser aumentada para uma dose máxima de 3 mg. A dose do paciente deve ser ajustada para uma dose que seja suficiente para a relação sexual. Um mínimo de 8 horas deverá ser aguardado para administrar uma dose subseqüente.
Contraindicação
Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual está contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a Apomorfina ou qualquer um dos excipientes do comprimido sublingual ou em pacientes com angina severa instável, infarto do miocárdio recente, falência cardíaca severa, hipotensão e outras condições onde a atividade sexual não seja recomendável.
Avisos e Cuidados
O cloridrato de Apomorfina sublingual pode produzir uma síndrome autonômica vasovagal que pode manifestar-se como uma breve redução autolimitada na pressão arterial e causar desmaio ou síncope (incidência maior que 0,2% sob regime de dose recomendada). Virtualmente todos os casos ocorreram dentro das primeiras duas horas da administração. A maioria dos casos ocorreram após a administração da primeira dose de cloridrato de Apomorfina sublingual ou após um aumento na dose. Não foram relatados episódios subseqüentes de desmaio em pacientes que apresentaram síncope nos quais o uso de cloridrato de Apomorfina sublingual foi mantido. Não existem evidências de que o cloridrato de Apomorfina sublingual cause alterações sustentadas na pressão arterial. Quase todos os episódios de síncope ( mais de 90%) foram precedidos por um pródromo de sintomas que incluíram um ou mais dos seguintes sintomas: náuseas moderadas a graves, vômitos, palidez, sudorese/ ondas de calor (diaforese) e/ou tontura/vertigem (ver Reações adversas). Se os pacientes apresentarem qualquer dos sintomas prodrômicos citados anteriormente, eles não devem tentar ficar em pé, mas devem deitar-se e elevar as pernas, até que seus sintomas se resolvam. Todos os pacientes devem ser instruídos a entrar em contato com seu médico, antes de utilizar uma nova dose. Estudos sobre os efeitos na habilidade de dirigir e manuseio de máquinas não têm sido realizados. Tendo em vista que alguns pacientes podem desenvolver tontura, vertigem, e, menos comumente, síncope, os mesmos não deverão envolver-se em atividades como dirigir ou operar máquinas por pelo menos 2 horas após a administração de Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual ou até que os sintomas tenham sido completamente resolvidos. Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual deve ser utilizado com cautela em pacientes com hipertensão não controlada, hipotensão conhecida ou com história de hipotensão postural. Tem sido observada uma diminuição aguda da pressão sangüínea após a administração de Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual. Pacientes idosos podem estar propensos para tais ocorrências e são mais suscetíveis a qualquer conseqüência deletéria. Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual deve ser utilizado com cautela em pacientes tomando anti-hipertensivos ou nitratos, devido ao potencial para hipotensão, e em pacientes com a função renal ou hepática comprometida. Os agentes indicados no tratamento da disfunção erétil devem ser usados com cautela em pacientes com uma deformidade peniana anatômica (como angulação, fibrose cavernosa ou doença de Peyronie). A segurança e a eficácia do uso do cloridrato de Apomorfina sublingual concomitantemente com outros tratamentos indicados na disfunção erétil não foram estudadas. Por essa razão, não se recomenda o uso dessa combinação.
Uso na gravidez de Apomorfina
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Uso em gestantes ou lactantes: Não foram conduzidos estudos de reprodução animal com os comprimidos de cloridrato de Apomorfina sublingual. Não se sabe se os comprimidos de cloridrato de Apomorfina sublingual podem causar um dano fetal em gestantes, ou se podem afetar a capacidade de reprodução em mulheres. Também não se sabe se Uprima (cloridrato de Apomorfina) é excretado através do leite materno.
Composição
Cada comprimido 2 mg contém: 2 mg de Cloridrato de Apomorfina.
Excipientes: celulose microcristalina, hidroxipropilmetilcelulose, ácido cítrico, estearato de magnésio, ácido ascórbico, edetato dissódico diidratado, dióxido de silício coloidal, óxido férrico, acessulfamo potássico, sabor de laranja-menta e manitol.
Cada comprimido 3 mg contém: 3 mg de Cloridrato de Apomorfina.
Excipientes: celulose microcristalina, hidroxipropilmetilcelulose, ácido cítrico, estearato de magnésio, ácido ascórbico, edetato dissódico diidratado, dióxido de silício coloidal, óxido férrico, acessulfamo potássico, sabor de laranja-menta e manitol.
Superdosagem
Não foi relatada superdosagem em qualquer dos estudos clínicos de Uprima (cloridrato de Apomorfina) comprimido sublingual. O cloridrato de Apomorfina sublingual em doses elevadas pode induzir vômitos. Se os comprimidos forem engolidos, a absorção de Apomorfina será reduzida devido ao metabolismo de primeira passagem. Não existe nenhum antídoto específico disponível para o cloridrato de Apomorfina sublingual. Por essa razão, o tratamento deve ser de suporte e sintomático. Sinais vitais como pressão sangüínea e freqüência cardíaca devem ser monitoradas. Medidas para prevenir uma possível hipotensão ortostática devem ser tomadas. Deve ser considerado o uso de um antagonista dopaminérgico.