Uro Bactrim é indicado no tratamento das infecções das vias urinarias acompanhadas de dor causadas por germes sensíveis aos componentes da formula.
Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos - Uso oral
Adultos e crianças acima de 12 anos:
2 comprimidos de Uro Bactrim administrados a cada 12 horas pela manhã e a noite, de preferencia apos uma refeição e com suficiente quantidade de liquido, durante 5 dias. a critério medico, apos os 5 primeiros dias com o desaparecimento dos sintomas locais.
Uro Bactrim está contraindicado nos casos de lesões graves do parênquima hepático e em pacientes com insuficiência renal grave quando não se pode determinar regularmente a concentração plasmática.Também está contra-indicado aos pacientes com historia de hipersensibilidade a sulfonamida ou a trimetoprima.
Não deve ser administrado a crianças abaixo de 12 anos de idade.
Existe maior risco de efeitos colaterais em pacientes idosos ou em pacientes que apresentem as seguintes condições: insuficiência hepática, insuficiência renal ou uso concomitante de outras drogas (em cada caso o risco pode ser relacionado a dosagem ou duração do tratamento).
Exito letal, embora raro, tem sido descrito relacionado com reações graves, tais como: discrasias sanguíneas, eritema exsudativo multiforme, (síndrome de Stevens-Johnson), necrólise epidérmica toxica (síndrome de lyell) e necrose hepática fulminante. para diminuir o risco de reações indesejáveis, a duração do tratamento com Uro Bactrim deve ser a menor possível, especialmente em pacientes idosos.
Em caso de comprometimento renal, a posologia deve ser ajustada.
Pacientes em uso prolongado de Uro Bactrim devem fazer controle regular de hemograma.
Caso surja redução significativa de qualquer elemento figurado do sangue, o tratamento com Uro Bactrim deve ser suspenso. A não ser em casos excepcionais o Uro Bactrim não deve ser administrado a pacientes com serias alterações hematológicas. devido a possibilidade de hemolise, o Uro Bactrim não deve ser administrado a pacientes portadores de deficiência de G6DD (desidrogenase de glicose 6 fosfato) a não ser em casos de absoluta necessidade e em doses minimas.
O tratamento deve ser descontinuado imediatamente ao primeiro sinal de rash cutâneo ou qualquer outro efeito colateral seria.
Nos pacientes idosos ou em pacientes com historia de deficiência de ácido fólico ou insuficiência renal, podem ocorrer alterações hematológicas indicativas deficiência de ácido fólico. Estas alterações são reversíveis administrando-se acido folínico.
Pacientes em uso prolongado de Uro Bactrim (em particular, pacientes com insuficiência renal) devem fazer exame de urina e avaliação da função renal regularmente.
Adequada administração de líquidos e eliminação urinaria devem ser asseguradas durante o tratamento para prevenir cristaluria.
Uro Bactrim na gravidez e lactação: este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. O medicamento não deve ser usado durante a amamentação sem orientação médica.
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Interacoes Medicamentosas:
Uro Bactrim pode aumentar o tempo de protrombina de pacientes em uso de anticoagulantes tipo varfarina.
Uro Bactrim pode inibir o metabolismo hepático da fenitoína. após administração de Uro Bactrim.
Uro Bactrim podem aumentar a concentração de metotrexato.
Uro Bactrim pode afetar a dose necessária de hipoglicemiantes.
Uro Bactrim: trimetoprim 80 mg, sulfametoxazol 400 mg, cloridrato de fenazopiridina 50 mg.
Apresentação: Comprimido: caixas com 20. comprimido f: caixas com 10.
Caso você se esqueça de tomar uma das doses, tome-a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia.
Nunca tome duas doses de uma só vez.