Princípio Ativo: Vancomicina
Tipo de Medicamento: Antibiótico
A Vancocina é usada na prevenção e tratamento da endocardite bacteriana, infecção articular, infecção grave por estafilococus em pacientes que não podem receber penicilina ou cefalosporina, infecção óssea, infecção generalizada conhecida por septicemia, infecção do trato respiratório inferior, infecções da pele e de suas estruturas.
A Vancocina só deve ser administrada por via intravenosa gota a gota, com duração de cerca de 60 minutos, por um profissional de saúde.
Os efeitos colateraias mais comuns são reações no local da infusão, como dor e inflamação, zumbido nos ouvidos, tontura e vertigem, toxicidade nos rins, reações na pele e coceira, dor e cólicas abdominais graves, abdômen sensível ao toque, diarreia aquosa e febre.
Em casos de pessoas com audição e função renal diminuída e em idosos, devem ser avaliados os riscos e benefícios, já que a vancomicina pode aumentar os riscos de reações tóxicas nos ouvidos e nos rins.
A Vancocina não deve ser administrada por via intramuscular, nem em mulheres grávidas e a amamentar.
Além disso, a administração intravenosa rápida, pode provocar uma hipotensão exagerada, incluindo choque, e raramente paragem cardíaca.
Vancocina 500 mg
Cada frasco-ampola contém:
Cloridrato de vancomicina______________________512, 6 mg
Vancocina 1000 mg
Cada frasco-ampola contém:
Cloridrato de vancomicina______________________1025 mg
A Vancocina, tem na sua constituição vancomicina, pertencente à classe dos glicopeptídeos tricíclicos, com ação antibacteriana. Este ativo atua inibindo a síntese da parede celular da bactéria, destruindo-a.
Uma dose excessiva com Vancocina pode resultar em diminuição ou ausência de produção de urina, ou falência da função renal.
Tel.:(19) 3872-9300