Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
‌

Venaflon

Bula

Para que serve?

Venaflon é indicado para o tratamento de casos de insuficiência venosa nos membros inferiores, com sintomas como inchaço ou sensação de peso nas pernas, no tratamento das hemorroidas e no alivio da dor associada à Síndrome da Congestão Pélvica, em adultos.

Além disso, Venaflon também pode ser usado na preparação e recuperação da cirurgia para remover varizes ou cirurgia para retirar hemorroidas.

Posologia

Tratamento da doença venosa crônica

  • A dose recomendada é de 2 comprimidos por dia, de preferência 1 de manhã e outro ao deitar, durante as refeições.

Tratamento das hemorroidas

  • A dose recomendada é de 6 comprimidos por dia, durante os primeiros 4 dias de tratamento, e nos 3 dias seguintes, 4 comprimidos por dia. Após este periodo de tratamento, é recomendada a administração de 2 comprimidos por dia, durante 3 meses ou de acordo com indicação médica.

Tratamento da dor pélvica crônica

  • A dose recomendada é de 2 comprimidos por dia, durante um período de 4 a 6 meses ou de acordo com indicação médica.

Os comprimidos de Venaflon devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Venaflon devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento. Além disso, de acordo com indicação médica Venaflon também pode ser usado no preparação e recuperação da cirurgia para remover varizes ou após a cirurgia para retirar hemorroidas.

Contraindicação

Venaflon está contraindicado para crianças e para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Venaflon, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver doenças ou problemas nos rins ou fígado ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

O tratamento com Venaflon nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Venaflon por cada comprimido contém:

1 Fração flavonóica purificada, sob forma micronizada de:

Diosmina _____________________________________ 450 mg

Flavonóides (com excesso de hesperidina) ___________ 50 mg

Excipiente _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: gelatina, amidoglicolato de sódio, dióxido de silício, celulose microcristalina, povidona, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, hipromelose ou macrogol, dióxido de titânio, corante óxido ferro amarelo, corante óxido ferro vermelho, álcool etílico, macrogol, água de osmose reversa e acetona).

Mecanismo de ação

Venaflon tem na sua composição Diosmina e Flavonóides, compostos que atuam no sistema vascular, aumentando a velocidade de circulação do sangue nas veias, normalizando a permeabilidade capilar, reforçando a resistência capilar e aumentando a drenagem linfática. Esta ação de Venaflon leva a uma melhora dos sintomas relacionados com a insuficiência venosa crônica dos membros inferiores.

Além disso, Venaflon atenua a intensidade da dor e reduz o inchaço, melhorando assim os sintomas da doença venosa crônica, como sensação de pernas pesadas, cansaço e cãibras nas pernas.

Superdosagem

Não se dispõe, até o momento, de dados acerca de superdosagem.

Na eventualidade da ingestão de doses muito acima das preconizadas, deve-se proceder lavagem gástrica e instituir medidas gerais de suporte, caso necessárias.

Em caso de esquecimento

Caso se esqueça de tomar uma dose de Venaflon, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.