Bula
Para que serve?
O Verutex B está indicado no tratamento das dermatoses inflamatórias, nas quais existe ou possa existir uma infecção bacteriana, como: eczema atópico, eczema discóide, eczema por estase, dermatite seborréica, dermatite de contato, líquen simples crônico e picadas de insetos.
Posologia
O Verutex B deve ser aplicado sobre a área afetada, 2 a 3 vezes ao dia. Seu médico prescreveu Verutex B para a condição individual da sua pele. O creme é usado para tratar condiçoes de pele inflamada e dependendo do estado individual, a frequência e dosagem poderão ser alteradas.
Pacientes com insuficiência renal ou hepática
Não há experiência clínica específica para pacientes com insuficiência hepática ou renal sugerindo precaução adicional ou ajuste de dosagem.
Contraindicação
O Verutex B está contraindicado em infecções cutâneas causadas somente por bactérias, por vírus ou por fungos, em manifestações cutâneas da tuberculose ou sífilis, dermatite perioral e rosácea e em pacientes com reconhecida reação de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Avisos e Cuidados
O uso prolongado de Verutex B deve ser evitado, principalmente em crianças, pois pode causar supressão adrenal mesmo sem oclusão. Alterações atróficas na face podem ocorrer e, em menor grau em outras partes do corpo, após tratamento prolongado com esteroides tópicos. É necessária a quimioterapia sistêmica se a infecção bacteriana persistir. Resistência bacteriana foi relatada com o uso do ácido fusídico. Como ocorre com todos os antibióticos, o uso prolongado ou recorrente pode aumentar o risco de desenvolver a resistência a este tipo de medicamento. O uso de associações de esteroides com antibióticos deve ser limitado a 2 semanas, pois os esteroides podem mascarar infecções ou reações de hipersensibilidade. Verutex® B creme contém álcool cetoestearílico que pode causar reações cutâneas locais (por exemplo, dermatite de contato) e clorocresol que pode causar reações alérgicas. Deve-se evitar o contato do Verutex B com os olhos, pois pode provocar irritação conjuntival e glaucoma.
Gravidez e lactação
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. A segurança para o uso de Verutex
B durante a gravidez humana não foi estabelecida. Estudos em animais não demonstraram efeitos teratogênicos com o ácido fusídico, no entanto, estudos com corticosteroides demonstraram efeitos teratogênicos. O risco potencial para humanos é desconhecido. Verutex B não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que claramente necessário. Informar ao médico se está amamentando. Você não deverá amamentar durante o tratamento com Verutex B.
Composição
Cada 1 grama de Verutex B creme contém: 20 mg de ácido fusídico e 1,0 mg de valerato de betametasona.
Ingredientes ativos: Ácido fusídico e valerato de betametasona
Excipientes: Cetomacrogol 1000, álcool cetoestearílico, clorocresol, fosfato diidrogenado de sódio, parafina líquida, parafina branca leve, hidróxido de sódio e água purificada.
Superdosagem
O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode suprimir a função adrenal-pituitária, resultando em insuficiência adrenal secundária, a qual é usualmente reversível. Em tais casos, o tratamento sintomático é indicado.