Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem

Vesanoid 10 Mg

Bula

Para que serve?

O Vesanoid é indicado para indução da remissão em leucemia promielocítica aguda, que é um tipo de câncer da medula óssea e do sangue.

Podem ser tratados com este remédio tanto as pessoas que ainda não receberam nenhum tratamento para esta doença quanto aquelas que apresentaram recaída após quimioterapia padrão ou pessoas resistentes a qualquer quimioterapia.

A associação de quimioterapia a este medicamento aumenta a sobrevida e reduz o risco de recidiva comparada à quimioterapia isolada.

Posologia

A dose de Vesanoid deve ser calculada pelo médico. Habitualmente a dose recomendada é de aproximadamente 8 cápsulas diárias para um adulto e a dose para crianças é variável, dependendo do peso e altura, e de eventuais efeitos colaterais que possam aparecer.

O médico pode reduzir a dose para crianças com dor de cabeça intratável e para pessoas com insuficiência hepática ou renal.

O tratamento deve ser continuado por 30 a 90 dias até que se obtenha remissão completa da doença. Após remissão completa, o médico pode iniciar um esquema de quimioterapia de consolidação incluindo antraciclina e citosina arabinosídeo por exemplo, três séries em intervalos de 5 a 6 semanas. Se houve remissão com Vesanoid isolado, não é necessário modificar as doses da tretinoína se ela for utilizada com quimioterapia.

Contraindicação

O Vesanoid não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade conhecida ao ácido all-trans-retinoico ou a qualquer um dos componentes desse medicamento.

Além disso, este medicamento não deve ser utilizado por lactantes ou por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.

Avisos e Cuidados

Durante estudos clínicos foi frequentemente observado aumento exagerado dos glóbulos brancos no sangue, algumas vezes associado com a Síndrome do Ácido Retinoico. Esta síndrome foi relatada em muitas pessoas com leucemia promielocítica aguda tratadas com o ácido all-trans-retinoico.

A Síndrome do Ácido Retinoico é caracterizada por febre, dificuldade para respirar, desconforto respiratório agudo, infiltrados pulmonares, hipotensão, derrame pleural e no pericárdio, inchaço, aumento do peso, insuficiência hepática, insuficiência renal e falência de múltiplos órgãos.

Há ainda o risco de trombose, que pode envolver qualquer sistema corpóreo, durante o primeiro mês de tratamento.

O ácido all-trans-retinoico pode causar aumento da pressão dentro da cabeça como ocorre na presença de tumores cerebrais.

Durante o tratamento não se deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois a habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Composição

Cada cápsula de Vesanoid contém:

Tretinoína______________________________________10 mg

Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula

(Excipientes: cera amarela, óleo de soja hidrogenado, óleo de soja parcialmente hidrogenado e óleo de soja, contidos em uma cápsula constituída por gelatina, glicerol, karion (sorbitol, manitol, amido), dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo e óxido de ferro vermelho).

Mecanismo de ação

O Vesanoid contém em sua formulação uma substância derivada da vitamina A, a tretinoína, que deve ser usado somente para o tratamento de leucemia promielocítica aguda.

Estudos com a tretinoína demonstraram sua ação sobre as células sanguíneas, incluindo as células da leucemia mieloide humana.

Superdosagem

Em caso de superdose com o uso de Vesanoid, pode ocorrer dor de cabeça, náusea, vômito, alterações nas mucosas e na pele.