Vitacid Plus creme é um remédio que ajuda a diminuir o melasma moderado a grave, que se caracteriza pelo aparecimento de manchas escuras na pele.
O creme deve ser utilizado à noite, 30 minutos antes de deitar.
Antes de passar o creme, deve lavar e secar bem o rosto e o pescoço e passar apenas a quantidade necessária para cobrir levemente toda a área afetada, incluindo aproximadamente meio centímetro de pele normal ao redor da lesão.
Durante o tratamento com Vitacid Plus, é recomendada utilização de protetor solar com FPS 30 ou superior, evitando sempre exposição solar excessiva.
Vitacid Plus é contraindicado em pessoas com histórico de hipersensibilidade, alergia ou intolerância aos componentes do creme.
Não deve ser utilizado por mulheres grávidas, mães lactantes, crianças e idosos, sem orientação médica.
Vitacid Plus contém metabissulfito de sódio, podendo causar reações de hipersensibilidade, incluindo sintomas anafiláticos e episódios asmáticos.
A hidroquinona pode provocar um escurecimento gradual da pele de coloração negro-azulado, requerendo a descontinuação imediata do tratamento.
Por cada g de produto, Vitacid Plus creme contém:
Hidroquinona_________________________________ 40mg
Tretinoína___________________________________ 0,5mg
Fluocinolona acetonida_________________________ 0,1mg
Excipiente_________________________________ q.s.p. 1g
(Excipientes: imidazolidiniluréia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, cetearil sulfato de sódio, butilidroxianisol, butilidroxitolueno, éter butílico PPG-14, metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, ácido esteárico, polidimetilsiloxano, estearato de polietilenoglicol, glicerídeos mono-e di C14-18, polietilenoglicol, octametilciclotetrasiloxano, palmitato de polietilenoglicol, diestearato de polietilenoglicol, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, petrolato líquido, metabissulfito de sódio, fragrância e água purificada).
Vitacid Plus é um creme que tem na sua composição hidroquinona, tretinoína e fluocinolona.
A hidroquinona é um despigmentante que inibe a ação da tirosinase, impedindo a conversão de tirosina em melanina. Já a melanina, é um pigmento presente na pele responsável pela sua proteção e escurecimento após exposição solar. Assim, como o creme diminui a produção da melanina, a intensidade da mancha é reduzida.
A tretinoína é um agente que apresenta atividade quertolítica, acelerando a renovação celular da pele, reduzindo também a intensidade do pigmento.
A fluocinolona é um corticosteróide com ação anti-inflamatória.
O uso excessivo do creme pode provocar irritação da pele e, nesses casos, deve-se ir ao dermatologista que receitou o creme.