Logo

Medicamentos

  • Dados Gerais
  • Para que serve?
  • Posologia
  • Efeitos Colaterais
  • Contraindicação
  • Avisos e Cuidados
  • Composição
  • Mecanismo de ação
  • Superdosagem
  • Em caso de esquecimento
  • Laboratório
‌

Voltaren

Princípio Ativo: Diclofenaco Sódico

Tipo de Medicamento: Analgésicos

Bula

Para que serve?

Voltaren em comprimidos ou supositórios é indicado para o tratamento da dor, da inflamação e da febre, dores associadas a diferentes tipos de reumatismo como dor reumática das articulações, síndrome do ombro congelado ou crises de gota, dor nas costas, entorses, cotovelo de tenista, distensões ou outras lesões, infecções do ouvido, nariz e garganta e no tratamento de inflamações dolorosas em ginecologia, como períodos menstruais, em adultos.

O Voltaren também pode ser encontrado em outras formas como: Voltaren Injetável, Voltaren SR 75 mg, Voltaren Retard e Voltaren Emulgel.

Posologia

Voltaren comprimidos

  • Geralmente, a dose inicial recomendada para adultos é de 100 mg a 150 mg, podendo ser administrados 2 a 3 comprimidos de Voltaren 50 mg por dia.
  • Para o tratamento de casos leves ou em casos de terapia a longo prazo, a dose recomendada é de 75 mg a 100 mg, podendo ser administrado 1 comprimido de Voltaren SR 75 mg ou 2 comprimidos de Voltaren 50 mg por dia. A dose total diária deve ser dividida em 2 ou 3 doses, nunca excedendo a dose máxima diaria de 150 mg.
  • Para o tratamento da dor durante o período menstrual, a dose recomendada é de 50 mg a 100 mg, podendo tomar 1 ou 2 comprimidos de Voltaren 50 mg ou 1 comprimido de Voltaren Retard 100 mg, por dia.

Os comprimidos de Voltaren devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água e com alimentos.

Voltaren supositórios

  • Geralmente, a dose inicial recomendada para adultos é de 100 mg a 150 mg, podendo ser aplicados 2 a 3 supositórios por dia.
  • Para o tratamento de casos leves ou em casos de terapia a longo prazo, a dose recomendada é de 75 mg a 100 mg, por dia. A dose total diária deve ser dividida em 2 ou 3 doses separadas, nunca excedendo a dose máxima de 150 mg por dia.
  • Para o tratamento da dor durante o período menstrual, a dose recomendada é de 1 ou 2 supositórios, 50 a 100 mg, por dia, nunca excedendo a dose máxima de 200 mg por dia.

É recomendada a aplicação de Voltaren supositórios após defecar.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Voltaren podem incluir dor de cabeça, tontura, vertigem, náusea, vômito, diarreia, má digestão, dor abdominal, excesso de gases, perda do apetite, alterações nos resultados dos exames de função do fígado, vermelhidão na pele com ou sem descamação.

Além disso, Voltaren supositórios também pode causar irritação no local da aplicação.

Contraindicação

Voltaren está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando, crianças e adolescentes com menos de 14 anos de idade, pacientes com historial de alergia a outros medicamentos para tratar inflamação ou dor como Ácido Acetilsalicílico, Diclofenaco ou Ibuprofeno, pacientes com úlcera ou problemas de sangramento no estômago ou no intestino, doenças ou problemas no fígado, rins ou coração, e para pacientes com alergia ao Diclofenaco ou a algum dos componentes da fórmula.

Avisos e Cuidados

Antes de usar Voltaren, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, com suspeitas de gravidez ou amamentando, tiver mais de 65 anos, tiver intolerância a alguns tipos de açúcares, doenças ou problemas no coração, fígado ou rins, tiver pressão arterial alta, hemorragias, problemas no sangue, níveis de gordura anormais ou elevados, diabetes, for fumador, estiver a tomar outros anti-inflamatorios, tiver asma ou outra doença alérgica como a rinite alérgica sazonal, tiver historial de problemas gastrintestinais como úlcera no estômago, sangramento ou fezes pretas, desconforto no estômago ou azia após ter tomado anti-inflamatorios, tiver inflamação no cólon ou no trato intestinal, inchaço nos pés ou se estiver desidratado, ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Voltaren, caso sinta sintomas como dor no peito, falta de ar, fraqueza, fala arrastada ou reações de alergia na pele, deve de interromper o tratamento e consultar o médico.

Voltaren por ser um anti-inflamatorio pode reduzir ou mascarar os sintomas de uma infecção, não tendo nenhum efeito na causa da inflamação ou da febre, pelo que, se precisar ir ao médico deverá informa-lo de que se encontra em tratamento com Voltaren.

O tratamento com Voltaren​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Composição

Voltaren comprimidos

- Voltaren comprimidos de ​50 mg por cada comprimido contém:

Diclofenaco Sódico ______________________________ 50 mg

Excipiente _______________________________ 1 comprimido

(Excipiente: dióxido de silício, celulose microcristalina, lactose, estearato de magnésio, amido povidona, macrogol, polissorbato 80, talco, óxido férrico amarelo e óxido férrico vermelho, amidoglicolato de sódio, polímero de metacrilato, dióxido de titânio e hipromelose.)

Voltaren supositórios

- Voltaren supositórios de 50 mg por cada supositório contém:

Diclofenaco Sódico ______________________________ 50 mg

Excipiente _______________________________ 1 supositório

(Excipiente: massa para supositórios).

- Voltaren supositórios de 100 mg por cada supositório contém:

Diclofenaco Sódico _____________________________ 100 mg

Excipiente _______________________________ 1 supositório

(Excipiente: gliceridos semissintéticos sólidos).

Mecanismo de ação

Voltaren é um medicamento que pertence ao grupo dos anti-inflamatorios não - esteroides, os AINEs, usados geralmente para o tratamento da dor e da inflamação.

O principio ativo de Voltaren é o Diclofenaco Sódico, um composto responsável por aliviar os sintomas da inflamação, nomeadamente inchaço e dor, através do bloqueio da síntese de moléculas específicas, as prostaglandinas, responsáveis por causar a dor, a inflamação e a febre.

Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Voltaren, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Voltaren​ podem incluir vômito, sangramento no estômago e intestino, diarreia, tontura, zumbido ou convulsões.

Em caso de esquecimento

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Voltaren deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte.

As doses de Voltaren nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Laboratório

Novartis Biociências:

- SAC:0800 888 3003