Whiteness Perfect
Bula
Para que serve?
Whiteness Perfect é indicado para o clareamento de dentes vitais utilizando a técnica de clareamento caseiro supervisionado por um dentista. O produto clareia dentes escurecidos pela idade e naturalmente escuros ou amarelos, dentes manchados por pigmentos de origem externa como café, tabaco, chá, etc.
Posologia
A seleção da concentração: Whiteness Perfect está disponível nas seguintes concentrações: 10%, 16% e 22%. Nos casos de pigmentação normal (natural) por idade ou por fumo, café ou ainda quando a sensibilidade dental manifesta-se com maior intensidade é indicada a utilização do gel a 10%. Nos casos de pigmentação mais acentuada, de maior dificuldade de remoção ou quando se deseja obter resultados visíveis em tempo mais curto, é indicada a utilização do gel de concentração mais alta 16% ou 22%.
Em casos de manchas por tetraciclina pode-se esperar alguma melhora, mas somente nos casos mais brandos obtêm-se resultados mais satisfatórios.
Tempos de tratamento mais longos geralmente são necessários.
Contraindicação
A saúde da cavidade bucal deve ser avaliada previamente ao tratamento, por meio de exame clínico e radiográfico. Fissuras no esmalte, infiltrações em restaurações, dentina exposta e outros fatores que possam comprometer o tratamento de clareamento devem ser solucionadas antes de se iniciar o tratamento. O produto é contra-indicado para pacientes que não puderem solucionar os problemas acima.
O produto não é indicado para clareamento de dentes com Amelogênese e dentinogênese imperfeita, fluorose severa, manchamentos intensos por tetraciclina e outras anomalias de esmalte e dentina que coloquem em risco a vitalidade do dente.
O produto não é indicado para clareamento em gestantes, lactantes e pacientes menores de 15 anos. irritatórios do produto. Como alternativa considere o clareamento em consultório, uma vez que este não promove contato do gel com a gengiva.
Avisos e Cuidados
O uso do produto deve ser indicado e feito sempre com acompanhamento de um dentista.
Para pacientes diabéticos, recomenda-se que a doença esteja devidamente controlada antes e durante o uso do clareador para evitar eventuais efeitos irritatórios do produto. Como alternativa considere o clareamento em consultório, uma vez que este não promove contato do gel com a gengiva. irritatórios do produto. Como alternativa considere o clareamento em consultório, uma vez que este não promove contato do gel com a gengiva.com a gengiva pode resultar em alguma irritação localizada.
Dê ao paciente o folheto com suas instruções e enfatize a importância da sua leitura.
Informe o paciente que este pode sentir um aumento da sensibilidade dos dentes a variações de temperatura, principalmente ao frio.
Caso a sensibilidade seja decorrente de exposição do colo dental por recessão gengival ou outro fator adverso, faça a proteção da região ou recorte a moldeira até a união cemento - esmalte para evitar contato prolongado do gel com a região sensível. Nestes casos pode-se esperar que a região descoberta não clareie com a mesma intensidade. Há casos em que a sensibilidade não é de fácil tratamento. Se nenhuma das formas de tratamento descrito surtirem efeito, pode-se ainda prescrever a utilização do gel em dias intercalados, a cada 3 dias ou por 1 a 2 horas por dia prolongando-se o clareamento. Nestes casos recomenda-se a utilização do gel de menor concentração (10%). Geralmente a sensibilidade desaparece em, no máximo, 3 dias. Se o paciente sentir demasiado desconforto ou apresentar alguma reação alérgica ao produto, deve-se suspender o tratamento.
Oriente o paciente a evitar a ingestão de bebidas ou alimentos ácidos porque estes podem causar aumento da sensibilidade durante o clareamento. Bebidas ou alimentos fortemente corados também devem ser evitados para que não haja comprometimento do processo de clareamento.
Procure fazer um acompanhamento do clareamento solicitando retorno do paciente a cada 5 a 7 dias, por exemplo, para avaliação do tratamento, principalmente no início do clareamento.
Irritação gengival pode acontecer quando se usa enxaguatórios bucais ou mesmo cremes dentais de sabor forte /agressivo antes do uso da moldeira com o gel. Recomenda-se que, caso se deseje fazer uso destes produtos, se dê um intervalo de no mínimo 30 minutos (ou tempo suficiente para o desaparecimento da sensibilidade) entre o uso do enxaguatório ou creme dental e o uso do gel. A escovação agressiva sobre a gengiva também pode sensibilizá-la e resultar em alguma irritação pelo gel. Quando o recorte da moldeira é deficiente pode ocorrer lesão na região onde a moldeira toca e nestes casos também pode ocorrer irritação causada pelo gel.
Não utilizar o produto se este estiver fora do prazo de validade. Para o descarte do produto siga a legislação de seu país.
Composição
Peróxido de Carbamida, carbopol neutralizado, nitrato de potássio, fluoreto de sódio, umectante (Glicol), água deionizada.
Superdosagem
A bula do medicamento não refere dados a respeito da superdosagem.