Xeljanz é indicado para o tratamento da artrite reumatoide ativa moderada a grave, em pacientes adultos que apresentaram resposta inadequada a outros tratamentos.
A dose recomendada de Xeljanz é de 5 mg, 1 comprimido de Citrato de Tofacitinibe, administrado 2 vezes por dia. Xeljanz pode ser usado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para a artrite reumatoide, como metotrexato ou outros DMARDs não biológicos.
Xeljanz deve ser engolido com água, sem partir ou mastigar, e pode ser acompanho de alimentos.
Xeljanz está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos, pacientes com doença grave no fígado e para pacientes com alergia ao Citrato de Tofacitinibe ou a outros componentes da fórmula.
Além disso, está também contraindicada a administração de vacinas vírus ativo juntamente com Xeljanz.
Antes de usar Xeljanz, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver sinais e sintomas de infecção como febre, dor de garganta, hematomas, sangramento ou palidez, tiver doença neurológica degenerativa, como esclerose múltipla, risco de perfuração gastrintestinal, baixa contagem de linfócitos, problemas no fígado causados por medicamentos, herpes zoster, problemas ou doenças nos rins ou fígado ou se tiver intolerância a alguns açucares.
Xeljanz é um medicamento que afeta o sistema imunológico, pelo que, pode afetar a capacidade do organismo para combater infecções, podendo levar ao aparecimento de tuberculose ou de infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus.
O tratamento com Xeljanz nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Xeljanz por cada comprimido contém:
Citrato de Tofacitinibe _____________________ 8,078 mg
- Equivalente a 5 mg de Tofacitinibe
Excipientes __________________________ 1 comprimido
(Excipientes: celulose microcristalina, lactose monoidratada, croscarmelose sódica, estearato de magnésio e Opadry II branco com hipromelose, dióxido de titânio, lactose monoidratada, macrogol, triacetina).
Xeljanz é um medicamento que age dentro das células, inibindo a atividade de algumas enzimas, JAK quinases, o que impede a produção de citocinas específicas. Assim, ao impedir a produção de citocinas específicas, o Tofacitinibe presente na fórmula de Xeljanz reduz a resposta inflamatória do sistema imunológico, reduzindo assim a inflamação das articulações que ocorre em casos de artrite reumatoide.
Em caso de toma excessiva de Xeljanz, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.