O Zetron é um medicamento usado para tratar maioritariamente a depressão embora também possa ser usada para ajudar a parar de fumar.
A dose usual recomendada para a maioria dos adultos, é de 1 comprimido de 150mg por dia ou 300mg (2 comprimidos) por dia, tomados separadamente com um intervalo de pelo menos 8 horas, em casos em que a depressão não melhore após várias semanas.
Os comprimidos deverão ser ingeridos inteiros, não partidos nem triturados, abertos ou mastigados, preferencialmente com um copo de água.
O Zetron não deverá ser tomado próximo da hora de dormir, pois pode causar dificuldade para dormir.
O Zetron não poderá ser utilizado nas seguintes situações:
O Zetron deverá ser utilizado com cautela em pessoas que apresentem alguma das seguintes situações:
A capacidade para dirigir ou operar máquinas poderá ficar comprometida durante o uso deste remédio, pelo que se deve evitar estas atividades.
A bupropiona, está incluída na lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping. Este medicamento poderá causar doping.
Cada comprimido revestido de Zetron contém:
Cloridrato de bupropiona_________________________ 150 mg
(excipientes q.s.p 1 comprimido revestido:celulose microcristalina, hipromelose, povidona, cloridrato de cisteína monoidratado, estearato de magnésio, dióxido de silício, ácido poli 2-(dimetilamino)etilmetacrilatocobutilmetacrilato, dióxido de titânio, macrogol, óxido férrico amarelo e talco).
A substância ativa do Zetron é a Bupropiona que é um antidepressivo atípico da classe de inibidores da recaptação de noradrenalina-dopamina desempenhando assim uma ação antidepressiva.
A ingestão excessiva de comprimidos deste remédio, poderá aumentar as chances de ter convulsão ou ataque epiléptico. Nestes casos deve-se procurar imediatamente o médico ou o hospital mais próximo para que sejam tomadas as medidas adequadas como oxigenação, ventilação e lavagem gástrica. Os sintomas que indicam superdosagem são sonolência, redução do nível de consciência e alteração nos batimentos cardíacos.