Princípio Ativo: Cloridrato de memantina
Tipo de Medicamento: Alzheimer
Zider é indicado para a doença de alzheimer moderada a grave, no tratamento da perda de memória, em adultos.
Zider é um medicamento que apenas deve ser administrado de acordo com indicação médica, pois as doses recomendadas dependem do problema a tratar e da idade e responta individual de cada paciente ao tratamento.
A dose inicial recomendada é de 5 mg por dia, meio comprimido, administrados 1 vez por dia, durante uma semana. Na segunda semana de tratamento, geralmente, a dose recomendada é de 10 mg por dia, meio comprimido administrado 2 vezes por dia, durante 1 semana. Na terceira semana, a dose recomendada é de 15 mg, 1 comprimido de manhã e meio comprimido à tarde, administrados durante 1 semana. A partir da 4 semana de tratamento, a dose recomendada passa a ser de 20 mg por dia, um comprimido de manhã e outro à tarde, durante o período de tratamento definido pelo seu médico.
Alguns dos efeitos colaterais de Zider incluem dor de cabeça, sonolência, prisão de ventre, tontura, falta de ar, pressão alta e reações de alergia ao medicamento com sintomas como inchaço, vermelhidão ou coceira e alterações nos resultados de exames de sangue.
Zider está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade, pacientes com problemas ou doenças no fígado ou rins e para pacientes com alergia ao Cloridrato de Memantina ou a outros componentes da fórmula.
Antes de usar Zider, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver epilepsia, historial de infarto, problemas ou doença no coração ou rins, pressão alta, tiver intolerância a alguns açucares, sofrer de estados de acidose renal tubular, tiver regularmente infecções urinárias graves ou se estiver a tomar outros medicamentos incluindo medicamentos sem receita médica.
Durante o tratamento com Zider, não deve conduzir veículos ou maquinas sem prévia aprovação médica.
O tratamento com Zider nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.
Zider por cada comprimido revestido contém:
Cloridrato de Memantina _________________________ 10 mg
(equivalente a 8,31 mg de memantina base)
Excipientes ______________________________ 1 comprimido
(Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio).
Zider é um medicamento que tem na sua composição cloridrato de memantina, um antagonista dos receptores N-metil-D-aspartato do cérebro, que atua nestes receptores e melhora a transmissão dos sinais nervosos e a memória. A perda de memória associada à doença de alzheimer, deve-se a alterações na transmissão de sinais nervosos no cérebro, sinais estes feitos pelos receptores N-metil-D-aspartato do cérebro.
Em caso de toma excessiva de Zider, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Zider podem incluir cansaço, cansaço extremo ou diarreia.
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Zider, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Zider nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.
Sac:08000-135044