Zometa
Bula
Para que serve?
Zometa é fornecido como solução concentrada em um frasco-ampola, que deve ser diluído antes do uso e administrado por infusão intravenosa.
Zometa é usado para tratar metástases ósseas e para reduzir a quantidade de cálcio no sangue de pacientes com hipercalcemia induzida por tumor (HIT). Este medicamento também é usado para prevenir complicações relacionadas ao esqueleto (como por exemplo, fraturas patológicas) em pacientes com tumor maligno avançado com metástases ósseas. O ácido zoledrônico age ligando-se ao osso e diminuindo a taxa de reabsorção óssea. Além disso, é usado para reduzir a quantidade de cálcio no sangue nos casos em que esta quantidade é muito alta devido à presença de um tumor. Os tumores podem acelerar a reabsorção óssea normal de modo que a liberação de cálcio do osso fique aumentada. Esta condição é conhecida como hipercalcemia induzida por tumor (HIT). Zometa também é indicado para prevenção da perda óssea decorrente do tratamento
antineoplásico a base de hormônios em pacientes com câncer de próstata ou câncer de mama. Pergunte ao seu médico se você tiver qualquer dúvida sobre porque este medicamento está sendo prescrito para você.
Posologia
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
Sabor e odor característicos.
DOSAGEM
A dose normal de Zometa é de 4 mg. Se você tem problema nos rins, seu médico deve diminuir a dose dependendo da severidade de seu problema nos rins. Zometa é geralmente administrado via infusão intravenosa com duração de pelo menos 15 minutos e deve ser administrado como uma solução intravenosa única em um cateter separado de todas as outras drogas. Adicionalmente, se você não sofre de hipercalcemia,
doses orais de suplemento de cálcio e vitamina D devem ser administradas diariamente. Se você estiver sendo tratado para prevenção de complicações relacionadas ao esqueleto, você deverá receber uma infusão de Zometa a cada 3 a 4 semanas. Se você estiver sendo tratado para hipercalcemia induzida por tumor (HIT), receberá, normalmente, apenas uma infusão de Zometa. Se você estiver sendo tratado para prevenção da perda de densidade óssea decorrente de tratamento antineoplásico a base de hormônios por câncer de próstata, você deverá receber
uma infusão de Zometa a cada 3 meses. Se você estiver sendo tratado para prevenção da perda de densidade óssea decorrente de tratamento antineoplásico a base de hormônios por câncer de mama, você deverá receber uma infusão de Zometa a cada 6 meses. Seu médico irá decidir com que freqüência você deve receber as infusões.
COMO USAR
O Zometa apenas pode ser utilizado por médicos com experiência na administração de bisfosfonatos intravenosos. Zometa deve ser preparado por um profissional da saúde (enfermeiro ou farmacêutico) e deve ser administrado em ambiente hospitalar ou clínicas com infra-estrutura adequada. Zometa 4 mg/5 mL solução concentrada para infusão destina-se exclusivamente à administração intravenosa por pelo menos 15 minutos. Antes da administração, 5 mL do concentrado proveniente de um frasco-ampola deve ser posteriormente diluído com 100 mL
de uma solução para infusão livre de cálcio ou outro cátion bivalente (solução de cloreto de sódio 0,9% ou solução de glicose 5%). Se refrigerado, a solução deve alcançar a temperatura ambiente antes da administração. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Contraindicação
Você não deve utilizar Zometa se você estiver grávida e/ou amamentando. Você também não deve utilizar Zometa se for alérgico (hipersensível) ao ácido zoledrônico, ou a outro bisfosfonato (o grupo de substâncias do Zometa), ou quaisquer outros ingredientes de
Zometa.
Avisos e Cuidados
Uso em idosos: Zometa pode ser usado em pacientes idosos. Não há evidências de necessidade de quaisquer precauções adicionais.
Uso em crianças: o uso de Zometa em crianças não foi estudado e, portanto não é recomendado.
Gravidez: avise seu médico se você está ou pensa que possa estar grávida. Você não deve utilizar Zometa durante a gravidez.
Lactação: converse com seu médico se você estiver amamentando. Não é conhecido se o ácido zoledrônico, a substância ativa de Zometa, é excretado no leite materno. Você não deve amamentar durante o tratamento com Zometa.
Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou utilizar máquinas: os efeitos de Zometa para atividades que necessitam de sua atenção não foram estudados. Portanto, recomenda-se cautela para dirigir veículos e, ou operar máquinas.
PRECAUÇÕES
Antes de usar o Zometa, avise seu médico:
- se você tem problemas de fígado;
- se você teve ou tem problemas nos rins;
- se você teve ou tem problemas no coração;
- se você tem asma e também se for alérgico à aspirina;
- se você teve ou tem dor, tumefação ou entorpecimento de mandíbula ou uma sensação de mandíbula pesada ou perda de um dente.
Se você estiver sob tratamento odontológico ou será submetido a uma cirurgia dental, avise seu dentista que você está sendo tratado com Zometa.
É aconselhável que você seja avaliado por um dentista antes do tratamento com Zometa e procedimentos odontológicos invasivos devem ser evitados durante o tratamento. Você deve estar ciente da importância de uma boa higiene oral e dos cuidados odontológicos de rotina. Seu médico irá avaliar sua resposta ao tratamento em intervalos regulares. Antes de iniciar seu tratamento com Zometa, seu médico deve realizar exames de sangue. Antes das infusões certifique-se de que você ingeriu líquido suficiente, de acordo com instruções médicas para ajudar a prevenir desidratação. Se você está sendo tratado com Zometa (ácido zoledrônico), você não deve ser tratado com ACLASTA concomitantemente.
Composição
Cada frasco-ampola contém 4 mg de ácido zoledrônico (anidro), equivalente a 4,264 mg de ácido zoledrônico monohidratado.
Excipientes: manitol e citrato de sódio; cada frasco-ampola contém 5 mL de solução.
Superdosagem
Você pode desenvolver anomalias eletrolíticas séricas e mudanças na função renal,
incluindo insuficiência renal grave. Se você recebeu doses mais altas do que a
recomendada, você deve ser cuidadosamente monitorado por um médico. Pode ser
necessária uma infusão de suplemento de cálcio.